Monday, December 07, 2009

LOUIS PRIMA, O REI DOS SWINGERS


O cantor ator e trompetista Louis Prima, nasceu no 7 de dezembro de 1910 em New Orleans em uma família musical, e ficou conhecido como o Rei dos Swingers.



Sua família emigrou da Sicilia na Italia, chegando aos Estados Unidos após um breve período na Argentina. Prima estudou violino por muitos anos. Seu irmão mais velho, Leon, era um destacado líder de banda do local. Prima tinha orgulho de suas origens e deixava claro em suas performances sua descendência ítalo-americana. Sua forma de cantar e tocar foi absorvida pela influencia do crescente músico da cidade Louis Armstrong, particularmente na sua voz rouca e seus scats.



Na sua infância, Prima tocou trompete com Irving Fazola, com a banda de seu irmão e outros grupos antes de formar sua própria banda , Louis Prima's New Orleans Gang. Mudou-se para Nova York em 1934, trabalhando na Rua 52 com velhos amigos de Nova Orleans como Eddie Miller (sax tenor e clarinete) e George Brunies (trombone), e alguns novos companheiros como Pee Wee Russell (clarinete). A música "Sing,Sing,Sing" composta por Louis Prima em 1936 tornou-se um dos maiores hits e uma das mais regravadas da era do swing; a versão de Benny Goodman no Carnegie Hall com participação de Gene Krupa na bateria tornou-se um clássico.


Prima mudou-se para Los Angeles para comandar o Famous Door, uma boate da cidade. Participou de diversos filmes em Hollywood, incluindo uma performance com Bing Crosby no filme O Último Romântico em 1936. Na década de 1940 passou a cantar com Keely Smith (que se tornaria sua quarta esposa) e mais tarde contou com o saxofonista/arranjador Sam Butera para liderar sua banda, chamada Sam Butera and the Witnesses.


Em 1959, Louis e Keely ganharam o Grammy de melhor performance de grupo ou coral por "That Old Black Magic".


Em 1967, Prima emprestou sua voz para o filme Mogli-O Menino Lobo da Disney, dublando o orangotango Rei Louie. Cantando a música " I Wanna Be Like You" da trilha sonora original, levando-o a gravar dois albums com Phil Harris: The Jungle Book e More Jungle Book pela Disneyland Records. Prima também pode ser ouvido na trilha do filme/desenho dos Flintstones, The Man Called Flinstone.


Louis Prima faleceu em Agosto de 1978.



Louis Prima e Keely Smith cantam "I'm Just a Gigolo"





Fonte - AAJ

No comments: