Tuesday, December 08, 2009

JIMMY SMITH, O GÊNIO DO HAMMOND B3


James Oscar Smith, (Jimmy Smith) musico organista americano conhecido pela utilização no jazz do orgão Hammond B3, nasceu no 8 de dezembro de 1925, em Norristown, Pensilvânia e foi um dos criadores do soul jazz, influenciado pela música gospel e pelo blues.



Em 1948, frequentou a Hamilton School of Music, e no período de 1948-1950 a Ornstein School of Music, na cidade de Filadélfia. O primeiro contacto com o órgão Hammond B3 foi em 1951, ganhando sucessivamente o reconhecimento no meio musical, com a sua presença em Nova York, no Café Bohemia e no clube Birdland, e no Festival de Jazz de Newport em 1957.



Ao longo da sua carreira, Smith teve a maioria dos seus trabalhos editados pelas editoras mais consagradas no meio jazz, como a Blue Note Records, ou a Verve Records, onde trabalhou com músicos como Kenny Burrell,Lee Morgan, Lou Donaldson, Tina Brooks, Jackie McLean, Ike Quebec, Stanley Turrentine ou o guitarrista Wes Montgomery.



Os anos 70, e início dos 80, foram dedicados a várias turnês, destacando-se a Europa e Israel, em 1974 e 1975. A partir de 1995, Smith faz um interregno na sua carreira, regressando apenas em 2001, com os trabalhos Fourmost Return e Dot Com Blues, este último com as participações de Dr. John,Taj Mahal, Etta James,Keb'Mo' e B.B. King.


O último trabalho de Jimmy Smith foi uma participação no álbum Legacy, ao lado do organista Joey DeFrancesco, pouco antes da sua morte em Fevereiro de 2005.


Jimmy Smith e Kenny Burrell viajam em "Got My Mojo Workin' "





Referencia - Wikipédia

No comments: