Tuesday, December 22, 2009

BEBA VINHO E VIVA MAIS.

Resveratrol, presente no vinho, pode revolucionar ciência. A edição de dezembro de 2007 da revista “Fortune” estampou o seguinte título numa matéria sobre resveratrol, “Beba vinho e viva mais “ (Drink wine and live longer).


A equipe do dr. David A. Sinclair, da Universidade de Harvard e do Laboratório Biomol, estuda a substância que aumenta a enzima Sir2, que estabiliza o DNA e aumenta a vida da célula, diminui o declínio funcional na senilidade e deixa as pessoas mais saudáveis. O resveratrol existe em quantidade considerável nos vinhos tintos.



A descoberta da substância que prolonga a vida está sendo comparada no meio científico a revolução que aconteceu com a descoberta dos antibióticos.Não é de hoje que o vinho é visto como uma bebida terapêutica. Há estudos que comprovam seus benefícios no corpo humano. O resveratrol é um dos 200 polifenóis encontrados no vinho. Eles são poderosos antioxidantes, varredores de radicais livres. Os antioxidantes ajudam na ação antiidade.



Pessoas com mais de 60 anos que tem o hábito de beber duas taças de vinho durante as refeições envelhecem com melhor qualidade de vida. Ano a ano descobrem-se novas funções da bebida do deus Baco.Beber vinho é inteligente. É o que comprova pesquisas desenvolvidas pelo National Institute for Longevity, do Japão, quem bebe vinho moderadamente tem um Quociente de Inteligência (Q.I.) mais elevado do que quem bebe outras bebidas alcoólicas.



Outro estudo da Dinamarca com jovens que consumiam vinho e outros que consumiam cerveja, detectaram que aqueles que tomavam vinho tinham menos distúrbios emocionais, socialmente mais integrados e Q.I. com 18 pontos a mais dos que não consumiam. Apreciar um bom vinho é um ato de inteligência que a preserva.



O médico pneumologista, Elmano Marques, 57 anos, duas vezes presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, em entrevista revista Deguste coloca: “O que se tem constatado nos últimos anos é que o vinho não trás efeitos benéficos apenas para as doenças coronarianas. Sabemos hoje que as doenças ligadas ao sistema nervoso também podem ser tratadas com o uso do vinho, e reduz o risco de acidente vascular cerebral.” Cita também quem faz uso moderado de vinho e de forma continuada tem uma menor propensão para desenvolver a doença de Alzheimer, as chances de um homem desenvolver o câncer de próstata são reduzidas em torno de 50%, o índice de catarata também é bastante reduzido em pacientes que fazem uso de vinho tinto.



Na verdade existem muitas outras doenças que podem ser minimizadas ou deixar de existir por causa do uso continuado de vinho.A analogia mais comum é comparar o vinho ao envelhecimento do ser humano. Alguns chamam de Melhor Idade, outros de Terceira Idade, isso não importa. A grande verdade que consumir vinho moderadamente faz bem, e nos faz envelhecer cada vez melhor, com mais saúde e qualidade de vida.


Fonte - Viticultura

Stan Laurel e o Vinho.
http://www.youtube.com/watch?v=XPIw6eRW_Bg



Nota do Blogger - Não esquecer que beber com moderação ( o vinho é uma bebida alcoolica) é um fator importante para se degustar com segurança os prazeres do vinho, e , também do conselho de nossas tias velhas": "Em excesso até água faz mal".

No comments: