Wednesday, December 09, 2009

DONALD BYRD


O trompetista de jazz Donaldson Toussaint L'Ouverture Byrd II (Donald Byrd) nasceu no 9 de dezembro de 1932 em Detroit,Michigan e é considerado um dos principais do estilo hard bop da geração pós-Clifford Brown.


Iniciou os seus estudos na escola Cass Technical High School. Enquanto frequentava a escola secundária, Byrd tocou com Lionel Hampton. Toca na banda da força aérea,licencia-se em música na Universidade de Wayne State e tira o mestrado, na mesma área, na Escola de Música de Manhattan.


Durante a sua frequência na escola de Manhattan, Byrd junta-se ao grupo Jazz Messengers, de Art Blakey, onde substitui Clifford Brown. Em 1955, grava com Jackie McLean e Mal Waldron. No ano seguinte deixa os Jazz Messengers, e inicia um período em que toca com diversos músicos de jazz, como John Coltrane, Sonny Rollins, Herbie Hancock ou Thelonious Monk.


Em Junho de 1964, Byrd toca com Eric Dolphy em Paris, antes da morte deste duas semanas depois. Nos anos 70, afasta-se do hard bop entrando no jazz de fusão, jazz-funk,soul jazz e rhythm and blues. Juntamente com os Mizell Brothers, produz o álbum Black Byrd, que se torna o álbum mais vendido, até à data, da Blue Note Records.


Os álbuns seguinte, com os Mizell Brothers, atingem vendas igualmente significativas, como Places and Spaces, Steppin' Into Tomorrow e Street Lady, e influenciarão bandas de acid jazz, como os Us3.


Em 1993, Byrd toca com Gang Starr MC Guru no tema Loungin' com o projecto Jazzmatazz.
Donald Byrd também leccionou música no Instituto Hampton, Universidade de Nova Iorque, Universidade Howard e na Escola Oberlin.


Em 1974, cria os Blackbyrds, um grupo dos seus melhores alunos. Obtiveram alguns sucessos como Rock Creek Park, Walking In Rhythm e Blackbyrds Theme.

Donald plays Cristo Redentor.

http://www.youtube.com/watch?v=w2KvM2T40RQ

Fonte - Wikipédia

No comments: