Friday, December 11, 2009

MARAVILHOSA DIANE SCHUUR, DEEDLES, PARA OS INTIMOS.


A vocalista de jazz e pianista Diane Schuur, nasceu no 10 de dezembro de 1953 em Seattle, e cresceu na cidade vizinha de Auburn. Seus pais freqüentemente a encontravam em seu quarto, altas horas da noite, cantando para si mesma.Ela sentava-se perto do pai, quando ele tocava piano, e ouvia os discos de Duke Ellington e Dinah Washington.



Desde seus quatro anos, Schuur, que tinha o apelido de "Deedles", sabia a maioria das músicas de Dinah. Apesar da deficiencia visual, começou profissionalmente a cantar aos nove anos, e a escrever suas próprias músicas aos dezesseis. Sua carreira começou realmente em 1975, quando se apresentou para Doc Severinsen, em Seattle. Naquela época, o baterista do programa "The Tonight Show", Ed Shaughnessy, estava procurando uma cantora para sua big band ,que ia tocar no Festival de Jazz de Monterey. Ela também se apresentou numa jam session, juntamente com Dizzy Gillespie.



Mas foi em 1979, contudo, que Stan Getz a descobriu, enquanto cantava "Amazing Grace" no Festival de Jazz/Pop de Monterey. A partir dessa amizade a sua carreira tem sido bastante ativa. Getz convidou "Deedles" para se apresentar junto a ele na Casa Branca em 1982, e Nancy Reagan a convidou uma outra vez em 1984. Uma transmissão desta última apresentação foi ao ar no canal de tv PBS, e o co-fundador do selo GRP, Larry Rosen, ficou tão impressionado pelo talento de Schuur que a contratou.



Nos 12 álbuns pela GRP, Dianne ganhou dois Grammys de melhor cantora de jazz, um em 1986, pelo álbum "Timeless" e o outro em 1987, com "Dianne Schuur & The Count Basie Orchestra". Dianne continua a enfeitiçar e atrair platéias de todo o mundo com sua encantadora personalidade e, principalmente, com sua perfeita e suave voz.



Ela é uma das mais requisitadas cantoras de jazz do mundo, constantemente viajando em turnês através dos Estados Unidos e Europa. "Deedles" tem sido classificada como uma cantora de jazz. Contudo, sua música tem apelo a todo tipo de público, talvez por causa da sua rica e versátil voz, utilizando um eclético repertório, que mistura jazz, R&B, clássico, blues, baladas e standards das big bands. A cantora/pianista foi fortemente influenciada por Dinah Washington, Sarah Vaughan, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Carmen McRae e Nancy Wilson.
Diane canta "The Very Thought of You"
Fonte - CDJ

No comments: