Sunday, December 06, 2009

JIM HALL


O guitarrista de jazz Jim Hall, nasceu em Buffalo,N.Y no 4 de dezembro de 1930.Começou a tocar com aos treze anos, em Cleveland, Ohio. Graduou-se no Cleveland Institute of Music em 1955, e se mudou para Los Angeles, onde continuou seus estudos clássicos de guitarra com Vincente Gómez.


Abandonou seus estudos para seguir com o Chico Hamilton Quintet, com quem tocou entre 1955 e 1956, participou do Jimmy Giuffre Trio entre 1956 e 1959 e fez viagens à América Latina com Ella Fitzgerald (1960-1961) e Yves Montand.


Liderou um quarteto juntamente com Art Farmer entre 1962 e 1964 e gravou ocasionalmente com Paul Desmond entre 1959 e 1965.



Em Los Angeles, Hall trabalhou com Ben Webster, Hampton Hawes, Bob Brookmeyer, John Lewis, Zoot Sims, Paul Desmond, Lee Konitz e Bill Evans, com o qual gravou o álbum “Undercurrent”.



No princípio dos anos 60, Hall se mudou para Nova York, onde foi contratado por Sonny Rollins e tocou com Art Farmer, entre outros. Suas colaborações com Bill Evans, Paul Desmond e Ron Carter são legendárias.


Além de trabalhos na área orquestral e de composição para coro, Jim continua ativo como instrumentista, se apresentando em vários formações pelo mundo, com nomes tais como Joe Lovano, Greg Osby, the New York Voices, Kenny Barron, Pat Metheny e Slide Hampton .


Em 1997, Jim recebeu o 'New York Jazz Critics Circle Award' para o melhor compositor/arranjador. O projeto 'Jim Hall & Basses' tem a participação de Scott Colley,Charlie Haden, Dave Holland, George Mraz e Christian McBride.



Jim Hall é considerado um dos maiores guitarristas de jazz vivo.

Jim e Michael Petruccianni tocam "Beautiful Love"

http://www.youtube.com/watch?v=bd0ap9_cJaQ

Fonte - Wikipédia

No comments: