Saturday, December 12, 2009

NOBEL DA PAZ, ESPERANZA BRILHA


Para atuar em um concerto na cerimonia de entrega do Prêmio Nobel da Paz em oslo, Noruega, ontem 11 de dezembro, entre renomados músicos do mundo estava Esperanza Spalding, a sensação do jazz de apenas 25 anos.



Spalding é uma baixista e vocalista natural de Portland, Oregon, e considerada um prodígio no mundo do jazz. O evento, apresentado por Will Smith e sua esposa Jada Pinkett Smith, foi mostrado ao vivo pela CNN. Esperanza Spalding esteve junto com outros artistas americanos como Toby Keith, Wyclef Jean e Donna Summer.



O grupo teve como companhia a cantora britânica Natasha Bedingfield, o grupo pop irlandês “Westlife”, o vocalista e violonista norueguês Alexander Rybak, o cantor portoriquenho Luis Fonsi, Amadou & Mariam do Mali e o pianista chinês Lang Lang. O concerto ocorreu no dia seguinte à cerimônia onde o presidente Barack Obama recebeu o prêmio Nobel da Paz em Oslo. Spalding também atuou na cerimônia logo após o discurso do presidente Obama, quando do recebimento do prêmio. Obama não participou do concerto realizado com os demais músicos.


Spalding lançou dois álbuns solo e participou de vários discos com outros artistas, e tem trabalhado com jazzistas como o saxofonista Joe Lovano, o vibrafonista Dave Samuels e o baixista Stanley Clarke.Spalding aprendeu sozinha a tocar violino, quando tinha quatro anos de idade, após observar o violoncelista clássico Yo-Yo Ma tocando com crianças no programa “Mister Rogers’ Neighborhood”. "Aquilo foi quando eu tomei consciência de que queria fazer alguma coisa no campo da música”.


Ela declarou em seu “Web site”. “Foi definitivamente a coisa que me causou entusiasmo na percepção completa da música como uma atividade criativa”.A jovem musicista, originária de uma família multilíngue, tocou violino por dez anos na “Chamber Music Society” do Oregon, que é composta por crianças e adultos. Com quinze anos mudou para o baixo porque passou a trilhar caminhos não clássicos, como o blues, hip-hop e o funk.Com 16 anos, Spalding matriculou-se no programa de música da “Portland State University”. Aos 20, ela já era instrutora na “Berklee College of Music” em Boston, e passou a ser o mais jovem membro da história desta prestigiosa Escola. Spalding, em 2005, ganhou uma bolsa de estudos da “Boston Jazz Society” para aprimorar sua musicalidade.

Esperanza toca "Ponta da Areia"

http://www.youtube.com/watch?v=nUcvLtTp9d0

Fonte : JazzTimes /Aubrey Everett

No comments: