Sunday, December 13, 2009

LUIZ GONZAGA, O LUA


O compositor popular brasileiro Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu no 13 de dezembro de 1912 na fazenda Caiçara, no sopé da Serra do Araripe , na Zona Rural do municipio de Exu no sertão pernambucano. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de saus primeiras composições. Luiz Gonzaga ficou conhecido como o "rei do baião". É considerado também, mestre do cantor e sanfoneiro Dominguinhos.


Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi "Asa Branca", que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.



Antes dos dezoito anos, ele se apaixonou por Nazarena, uma moça da região e, repelido pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, ameaçou-o de morte. Januário e Santana lhe deram uma surra por isso. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato., Ceará. A partir dali, durante nove anos ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado.


Em 1939, deu baixa do Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar na zona do meretrício. No início da carreira, apenas solava acordeão (instrumentista), tendo choros,sambas, fox e outros gêneros da época.



Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Até que, no programa de Ary Barroso, ele foi aplaudido executando Vira e Mexe (A primeira música que gravou em 78 rpm; disco de 78 rotações por minuto), um tema de sabor regional, de sua autoria. Veio daí a sua primeira contratação, pela



Em abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca "Dança Mariquinha" em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia Guedes deu à luz um menino, no Rio. Luiz Gonzaga tinha um caso com a moça - iniciado provavelmente quando ela já estava grávida - e assumiu a paternidade do rebento, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Gonzaguinha, que mais tarde também se tornaria famoso, foi criado pelos seus padrinhos, com a assistência financeira do artista.


Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular. O casal viveu junto até perto do fim da vida de "Lua". Com ela teve uma filha que chamava de Rosinha.


Luiz faleceu em agosto de 1989 na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal.


Sua música mais famosa é Asa Branca,
O Lua canta e toca "Asa Branca"

No comments: