Tuesday, December 08, 2009

ALAIDE COSTA, UM ROUXINOL BRASILEIRO


A cantora e compositora brasileira Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide (Alaide Costa) nasceu no 8 de dezembro de 1035 na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, RJ. Começou a cantar em programas infantis do radio, com 13 anos venceu um concurso de melhor cantora jovem, promovido por Paulo Gracindo, no seu programa Seqüência G3, da Tupi, do Rio de Janeiro, e, no ano seguinte, participou do Arraia Miúda, apresentado por Renato Murce, na Radio Nacional.



A partir de 1952, passou a freqüentar os programas de calouros A Hora do Pato e Pescando Estrelas, este apresentado por Ary Barroso na Radio Clube do Brasil, pela qual foi contratada. Em 1957 gravou seu primeiro 78 rpm, pela Odeon, Tarde Demais (Hélio Costa e Anita Andrade), que lhe valeu o prêmio de Revelação do Ano. Ainda em 1957, lançou outro 78 rpm com Conselhos (Hamilton Costa e Richard Frano) e Domingo de Amor (Fernando César), também na Odeon.



Ouvindo-a, João Gilberto procurou atrai-la para o movimento musical que estava sendo formado, conseguindo que, em 1959, gravasse músicas da bossa nova no seu primeiro LP na RCA, Alaíde canta suavemente, onde foram incluídas Estrada Branca (Tom Jobim e Vinícius de Morais), Lobo Bobo (Carlos Lira e Ronaldo Bôscoli), grande sucesso, e Minha Saudade (João Donato e João Gilberto).



Na mesma época participou de vários shows de bossa nova no Rio de Janeiro. Em 1960 teve sua primeira oportunidade em São Paulo SP, participando do show Festival Nacional da Bossa Nova, realizado no Teatro Record.


Casando-se em 1962, mudou-se para São Paulo, onde, dois anos mais tarde, recebeu verdadeira consagração no show O Fino da Bossa, realizado no Teatro Paramount, cantando Onde Está Você (Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini), musica das mais marcantes em seu repertório, que lhe valeu um contrato por dois anos com a TV Record.



Com o sucesso, vieram os convites e as apresentações de 1964 e 1965: temporada no teatro Santa Rosa, no Rio de Janeiro, com Oscar Castro-Neves, participação no I Festival Universitário da TV Tupi, de São Paulo, apresentação no recital de canções renascentistas Alaíde Alaúde, com o maestro Diogo Pacheco, no Teatro Municipal de São Paulo.
A partir de 1966, problemas de saúde (sua audição, cada vez pior, interferia no canto), e uma acentuada fidelidade ao tipo de música que havia cantado ate então, levaram-na a se afastar da vida artística, voltando a aparecer em 1972, quando participou da faixa Me Deixa em Paz, do LP Clube da Esquina, de Milton Nascimento, com quem realizou também varias apresentações no Teatro Teresa Raquel e na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.


Ainda em 1972, voltou a gravar, lançando dois compactos: um simples, com Diariamente (Paulo César Girao e Gerson) e Antes e depois (Oscar Castro-Neves); e um duplo com Diz (Walter Santos e Teresa Sousa), Enlouqueci (Luís Soberano, Valdomiro Pereira e João Sales), Ansiedade (Paulinho da Viola) e E a gente sonhando (Milton Nascimento). Lançou no ano seguinte, na Odeon, o segundo LP, produzido por Aluísio de Oliveira, que se intitulou Alaíde Costa & Oscar Castro-Neves, cantando, entre outras, Retrato em branco e preto (Chico Buarque e Tom Jobim) e Sabe você (Carlos Lira e Vinícius de Morais).



Outro compacto duplo foi lançado, em 1974, com Calvário (Marcos Calazans e Cau Pimentel), Avenida fechada (Elton Medeiros, Cristóvão Bastos e Antônio Valente), Primavera (Carlos Lira e Vinícius de Morais) e O rei da França na ilha da assombração (Zé Di), samba-enredo do Salgueiro. Regravou Onde está você, em 1975, num compacto simples. Um ano depois, lançou o LP Coração, pela Odeon. Em 1982 gravou Águas vivas, produção independente que mais tarde daria origem ao CD Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil (1995), lançado no Brasil e na França pela WEA.



Lançou em 1988 o LP independente Amiga de verdade, em que canta ao lado de Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Ivan Lins, Egberto Gismonti e outros. Três anos mais tarde estreou em São Paulo os espetáculos Coração Violão, acompanhada por Paulinho Nogueira, e Alaíde Costa canta Tom Jobim. Em 1994 apresentou-se no Rio de Janeiro, ao lado do pianista João Carlos Assis Brasil; o espetáculo foi registrado em CD e lançado pela Movieplay em 1995.


Em setembro de 1997, José Miguel Wisnik convidou-a para participar do evento Rumos Musicais, do Instituto Cultural Itaú, de São Paulo. Como compositora, fez letra e musica de Afinal, e parcerias com Vinícius de Morais, Geraldo Vandré, Johnny Alf, Paulo Alberto Ventura e Hayblan.
Alaide canta "Insensatez" de Tom Jobim.
Alaide canta com Johnny Alf.

No comments: