Friday, December 11, 2009

McCOY TYNER,PIANISTA DE JAZZ




O pianista e compositor de jazz Albert McCoy Tyner, nasceu na Filadélfia no 11 de Dezembro de 1938 e seu pai era pianista. McCoy Tyner estudou sucessivamente na Filadélfia, na West Philadelphia Music School" e "Granoff School of Musi". Em 1959, ele foi o pianista de "Jazztet", co-dirigido por Benny Golson e Art Farmer.




De 1960 a 1965, ele tocou com John Coltrane. Além de Coltrane, ele gravou muitos outros álbuns (quarteto, quinteto, com uma big band organizada por Eric Dolphy) para os selos "Atlantic" e "Impulse". O quarteto composto por John Coltrane no saxofone, Tyner ao piano, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones na bateria é um dos mais famosos na história do jazz. Este grupo é ainda o mais emblemático na figura de jazz modal.




Ao mesmo tempo, para o rótulo "Blue Note", acompanhado, entre outros, por Freddie Hubbard, Lee Morgan, Stanley Turrentine,Grant Green, Hank Mobley, Donald Byrd, Joe Henderson e Wayne Shorter.




A partir de 1972, ele assinou com o rótulo "Milestone" para a qual ele tem gravado músicas próprias. Estes discos, nomeadamente Sahara (1973), relançou a carreira do pianista. Podemos citar como músicos que participaram nos grupos pianista nos anos 1970, os saxofonistas Sonny Fortune, Azar Lawrence, Gary Bartz, violinista John Blake e o baterista Alphonse Mouzon. A sua música combina então a estética do modal jazz, hard BdP, jazz fusion e jazz livre. Em 1978, participou de uma turnê com o "Milestone jazzstars" (Sonny Rollins no sax tenor, o contrabaixista Ron Carter e Al Foster na bateria).
Desde então, McCoy Tyner mantém possui uma prolífica carreira de gravação na Calumbia,Blue Note, Elektra e outros rótulos.
McCoy Tyner Trio toca "My Favorites Things"
Referencia - Wikipédia

No comments: