Friday, June 12, 2009


Um dos mais versáteis instrumentistas e compositores do jazz, o pianista Chick Corea nasceu no 12 de junho de 1941 em Boston e certa vez se comparou ao ator Dustin Hoffman: "Ele é um modelo para mim -consegue ser bom em tantos papéis diferentes! Hoffman é sempre diferente, adequando-se à personagem. É assim que me vejo como artista".Anthony Armando ("Chick") Corea nasceu em ambiente musical. Aos cinco anos, o pai (trompetista de uma banda de jazz) o ensinou a tocar piano.
Aos oito, o menino começou ao estudar bateria, o que depois se revelaria em sua habilidade para transformar o piano em instrumento de percussão.Começou a apresentar-se ainda adolescente, num clube de jazz local. Ao mudar-se para Nova York, estudou durante um período na Columbia e na Julliard (a primeira uma das melhores universidades dos EUA, a segunda o mais prestigioso conservatório do país). Iniciou a carreira para valer ao tocar com as bandas de Blue Mitchell, Willie Bobo e Santamaria.Em 1966, lançou o primeiro disco, "Tones for Joan's Bones". Dois anos depois, gravou o antológico "Now He Sings, Now He Sobs". Em fins daquela década, passou a integrar a banda de Miles Davis.

Em seguida, o desejo de tocar com mais liberdade o levou a formar a sua própria.Entre 1970 e 1971, liderou a Circle, uma banda de avant-jazz. Em 1971, criou outra banda, a Return to Forever. Nela, as composições de Corea incorporaram um sotaque brasileiro, graças à presença do percussionista Airto Moreira e da vocalista Flora Purim. Em 1972, Corea gravou pela primeira vez "Spain", talvez sua composição mais conhecida, depois regravada por vários outros artistas.


A partir de meados da década de 1970, Chick Corea envolveu-se em diversos projetos musicais, que resultaram em vários discos. Nessa época, fez duetos com o pianista Herbie Hancock e com o vibrafonista Gary Burton.


Em 1985, para tocar jazz fusion, formou a Elektric Band. Quatro anos depois, lançou álbum com a Akoustic Band, trio que formara John Patitucci no baixo e Dave Weckl na percussão. Eram todos músicos exímios, e isso marcou a volta de Corea ao jazz tradicional.Criou seu próprio selo, a Stretch Records, em 1992.


Em 2001, o Chick Corea New Trio lançou o álbum "Past, Present and Future", apenas com composições de Corea (a única exceção era a "Jitterbug Waltz", de Fats Waller).


Em 2004, foi a vez do álbum "To the Stars". Chick Corea, um talento reconhecido em todo o mundo, tocou com os maiores músicos de jazz das últimas décadas.

Até o momento, gravou cerca de cem álbuns e ganhou 12 Grammy Awards, o maior prêmio da indústria fonográfica americana.

Clique para ver e ouvir Chick Corea numa "amazing performance"

http://www.youtube.com/watch?v=PnSC0tRmya4

Fonte - Jazz at All

No comments: