Friday, June 12, 2009

IT AMAZES ME - BOB MOVER
Por motivos nem sempre claros para os apreciadores, alguns músicos permanecem pouco conhecidos por anos, enquanto outros com talento módico têm toda uma carreira em desenvolvimento.


“It Amazes Me”, a primeira gravação em mais de duas décadas, como líder, do saxofonista alto e tenor e vocalista, Bob Mover, realizada em 2006, levaria à pergunta : Porque?. O toque de Mover nos dois tipos de saxofone levarão muitos a imaginar como este músico pode voar tanto tempo fora do alcance dos radares.


Sua voz “cansada” em algumas das dez faixas não causa muita excitação , ainda que emitida com profundo sentimento e com soberbo suporte do pianista Kenny Barron, do falecido baixista Dennis Irwin e do baterista Steve Williams, mais o guitarrista canadense Reg Schwager em quatro faixas e do saxofonista tenor russo, Igor Butman em uma.


Mover navega através dos 67 minutos e meio, baseado em “standards”, a maioria largamente conhecidos, com graça suingante e fervor criativo em estilo moderno, largamente influenciado pelos usuais suspeitos, ainda que com seu próprio enfoque , especialmente na maneira como as cascatas de notas fluem do seu instrumento.


Se alguém necessita um incentivo para absorver a música, tente o intenso trabalho de Mover no saxofone tenor na segunda faixa,“I Believe You”, ou em sua parceria com o tenorista Igor Butman no único original de Mover, “Erkin”, composto para o co-produtor Erkin Bek. Não é que seu sax alto esteja esquecido, claro, como será notado na abertura de “How Little We Know” e “Stairway To The Stars”.


Fãs já sabem que Kenny Barron não participa de discos ruins, mesmo como acompanhante, assim não é necessário, aqui, muitos detalhes sobre sua atuação. É suficiente dizer que ele dá a Mover o correto suporte, bem como oferece momentos de belos solos.

Schwager, o guitarrista, deveria ser mais utilizado como sua atuação em “People Will Say We´re in Love” e “Sometime Ago” indica.

Mini-documentário para conhecer melhor Bob Mover. Click ai.
Mini documentary on "underrated" Bob Mover". Just click.

http://www.youtube.com/watch?v=H1hwGudu3ZU

Fonte : JazzTimes / Will Smith

No comments: