O multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal nasceu em Lagoa da Canoa, município de Arapiraca, Alagoas no dia 22 de junho de 1936. Ele foi um prodígio musical: começou com a flauta e aos oito anos já tocava sanfona. Com onze anos estava tocando nos bailes e forrós em torno da região de Arapiraca. Quando estava com quatorze, sua família se mudou para Recife, e Hermeto começou a ganhar dinheiro em programas de rádio.
No final dos anos 50 ele se mudou para o sul, para São Paulo. Sua voracidade musical era enorme e aos poucos ele aprendia a tocar de tudo que viesse em seu caminho: piano, baixo, palhetas, percussão, enfim, tudo. Como qualquer músico da sua época, integrou grupos de bossa nova no começo dos anos 60, tocando com artistas que hoje têm carreiras respeitáveis, como são as dos artistas Airto Moreira, Heraldo do Monte e Sivuca (com quem tinha um trio de acordeons chamado "O Mundo em Chamas".
Em 1964, fundou o "Sambrasa", trio com Airto Moreira e o baixista Humberto Clayber. Mais tarde, Airto estava num grupo chamado "Trio Novo" com os guitarristas Heraldo do Monte e Theo de Barros; Hermeto se reuniu ao grupo que passou a se chamar "Quarteto Novo". O Quarteto se dedicava a uma reinvenção progressiva das canções nordestinas. Tocavam baião, xaxado, mas os arranjos eram muito jazzy, em tempo 4/4 com modernas harmonias. Infelizmente, o grupo só gravou um disco "Quarteto Novo" em 1967. Esse grupo exerceu uma profunda influência na música instrumental brasileira na década de 60 e os efeitos até hoje podem ser sentidos.
Em 1970, Airto convidou Hermeto para gravar um disco nos Estados Unidos. Antonio Carlos Jobim, Duke Pearson e Flora Purim também tinham interesse em sua permanência por lá. Ele também gravou com o poderoso Miles Davis, e contribuiu com duas canções para o álbum de 1970, "Live Evil": Igrejinha (Little Church) and "Nem Um Talvez" (Not even a maybe).
Enquanto esteve nos Estados Unidos, o multi-instrumentista pode apresentar suas extraordinárias habilidades como improvisador em concertos, e suas composições originais e idiossincráticas.
Teve sua obra gravada por vários artistas, entre eles, Gil Evans e a Sinfônica de Berlin. As canções de Hermeto compõe são choro, frevo, maxixe, baião, jazz e de outras naturezas, misturando tudo livremente, em combinações pouco usuais: uma só canção pode possuir vários rítmos.
Hermeto retornou ao Brasil em 1973, onde gravou "A Musica Livre De Hermeto Paschoal", e depois voltou aos States onde gravou em 1976, "Slave Mass". Este disco, além dos instrumentos exóticos que sempre o acompanham, ele teve a presença e o companheirismo dos talentos de Airto, Flora Purim, Laudir de Oliveira, Raul de Souza, David Amaro, Ron Carter, e Alphonso Johnson.
Seus discos gravados no Brasil, apresentaram novos músicos como Pernambuco (percussão), Jovino Santos Neto (keyboards e flautas), Marcio Bahia (bateria), Carlos Malta (flautas, saxofones) e Itibere Zwang (baixo).
NOTA DO BLOG - Durante um intervalo da participação de Hermeto Pascoal no Festival de Jazz de Manaus em Julho do ano passado, almoçamos juntos, conversamos sobre os planos dele para o futuro e ele me esclareu uma pendenga que perdura por muitos anos envolvendo o grande Miles Davis. Quando Hermeto gravou com Miles Davis, o nome de Hermeto não constou do crédito do disco como compositor da musica. Hermeto disse que não houve maldade por parte de Miles, o que ocorreu foi que a editora do selo do disco, suprimiu por engano, o nome do musico brasileiro, mas em uma nova edição do CD tudo foi corrigido.
Disse-me também, quando indaguei em que genero musical situava sua musica, fechando os olhos com a cabeça voltada para o teto: "Meu querido Humberto, a minha musica não tem genero, ela ocupa um espaço entre o Alfa e o Beta, o ouvinte preciso localiza-la com o coração e a inteligencia".
Click para ver e desfrutar a musica de Hermeto em direção ao meio do Alfa e do Beta.
No comments:
Post a Comment