Tuesday, June 23, 2009

BENNY GOLSON, NEW TIME, NEW TET.
Degustei neste fim-de-semana o CD "New Time New Tet"e recomendo sem hesitar, para meus leitores de bom gosto, este disco de estréia , lançado em janeiro ultimo, do novo “jazztet” do saxofonista Benny Golson (na foto), que revive o sexteto com um saxofone, um trompete e um trombone na linha de frente, que apresenta um trabalho compacto e som sofisticado.


Liderado pelo veterano saxofonista e compositor Benny Golson, detentor do Grammy pelo conjunto de sua obra, a nova versão do “jazztet” apresenta o trompetista Eddie Henderson, o trombonista Steve Davis, o pianista Mike LeDonne, o baixista Buster Williams e o baterista Carl Allen.


“New Time, New Tet” apresenta uma suíte em que Golson une novas composições inspiradas por Giuseppi Verdi e Frederic Chopin ao repertório clássico do jazz. As faixas incluem o clássico de Golson “Whisper Not” (com o vocalista Al Jarreau), “Gypsy Jingle-Jangle”, “Airegin ” de Sonny Rollins, “Uptown Afterburn”, “From Dream To Dream,” “Love Me In A Special Way,” “Verdi’s Voice” e “Bronislau Kaper.”


Por três anos , entre 1960 e o fim de 1962, o “jazztet” original, co-liderado por Benny Golson e Art Farmer , produziu sete álbuns. Golson, que completou 80 anos no dia 25 de Janeiro, foi homenageado no “The Kennedy Center” em Washington, D.C., por diversas estrelas , entre as quais estão Al Jarreau e The Clayton-Hamilton Big Band .


Foi, também, publicado o livro “Whisper Not: The Autobiography of Benny Golson” e uma coletânea das melhores performances de Golson lançada também em Janeiro pela própria “Concord Jazz”.


Este CD, foi direto para minha lista de prcciosidades. É um "must have" para os aficionados do genero jazz.
Click para acompanhar Benny Golson na companhia do trompetista Freddie Hubbard em "Whisper Not"

No comments: