Tuesday, June 16, 2009

IVAN LINS, O BRASILEIRO DO RENASCIMENTO.

O pianista, cantor e compositor brasileiro Ivan Lins nasceu no 16 de junho de 1945. O sucesso apareceu na vida de Ivan Lins na época em que cursava a universidade, mas a relação dele com a música surgiu alguns anos antes.

Aos 12 anos de idade, entrou para a banda do Colégio Militar, no Rio de Janeiro, e aproximadamente seis anos mais tarde, começou a tocar piano de ouvido, a partir de estilos musicais como o jazz e a bossa nova.No fim dos anos 60, o artista começou a participar de festivais de música, até chegar, em 1970, às finais do V Festival Internacional da Canção. A música era “O Amor é o Meu País”, que escreveu em parceria com Ronaldo Monteiro de Souza, e ficou em segundo lugar no festival.


Foi na voz de Elis Regina que “Madalena”, outra parceria de Ivan e Ronaldo, ganhou a simpatia do público. A década de 70 ainda reservava muitos acontecimentos. Comandou, ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, o programa de televisão “Som Livre Exportação”. Nos anos que seguiram, foram vários discos gravados. Na RCA, lançou “Modo Livre”, que chegou às lojas em 1974, com o sucesso “Abre Alas”, e no ano seguinte, o álbum “Chama Acesa” continuou na trilha de vendas do disco anterior.O disco “Somos Todos Iguais Esta Noite”, de 1977, lançado pela Odeon, teve como faixa principal a música cujo nome é o mesmo do álbum. Dois anos mais tarde, a canção “Começar de Novo” faria parte do LP “A Noite”. A música ganhou mais notoriedade na voz de Simone. Em 1981 assinou contrato com a Polygram e o disco de estréia foi “Daquilo Que Eu Sei” e “Depois Dos Temporais” chegou às lojas em 1983. O mercado nacional estava ficando pequeno para Ivan Lins.


Na metade da década de 80 ele resolveu, então, partir em carreira internacional. Os EUA mereceram atenção especial. Lá, artistas como George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen MacRae, Barbara Streisand e Quincy Jones gravaram algumas de suas músicas.


De volta ao Brasil, Ivan também firmou carreira como produtor e empresário. E em 1991, criou a gravadora Velas, em parceria com Vitor Martins, para lançar novos talentos no mercado fonográfico.


Com o álbum “The Hearts Speaks”, foi indicado para o Grammy em 1997. Em 1998 se afastou da Velas e seguiu se destacando como produtor, cantor e compositor, e conquistou em 1999 seu primeiro disco de platina com o trabalho “Um Novo Tempo”.

Com a canção “Dois Córregos” da trilha sonora do filme de mesmo nome, foi indicado para o Grammy Latino em 2000. No mesmo ano lançou o CD “A Cor do Pôr-do-Sol” e “A Love Affair – The Music of Ivan Lins”, gravado por astros internacionais em homenagem a Ivan, o que lhe rendeu o Grammy 2001.


Em homenagem a Tom Jobim, lançou em 2001, “Jobiniando” e em 2002, lançou “A Quem me Faz Feliz/Love Songs”, com músicas românticas.Em 2004 saiu pelo Brasil com o show “Abre Alas”, comemorando 30 anos de parceria com Vitor Martins.O cantor se destacou na premiação do Grammy Latino em 2005, levando o prêmio “Álbum do Ano” com o disco “Cantando Histórias”. O álbum mais recente dessa brilhante carreira é “Acariocando”, lançado em 2006, no ritmo de samba, com músicas em parceria com grandes letristas como Aldir Blanc, Abel Silva e Dona Ivone Lara entre outros.

Letra de "Madalena" composta por Ivan Lins e gravada por Ella Fitzgerald em inglês.


Madalena

O meu peito percebeu

Que o mar é uma gota

Comparado ao pranto meu

Fique certa,

Quando o nosso amor desperta

Logo o sol se desesperaE se esconde lá na serra

Madalena,

O que é meu não se divide

Nem tão pouco se admite

Quem do nosso amor duvide

Até a lua se arrisca num palpite

Que o nosso amor existe

Forte ou fraco, alegre ou triste
Clique para acompanhar Ivan Lins cantando e tocando lindamente, "Lembra de mim?"

No comments: