Monday, June 01, 2009

O DISCO DIVISOR DE ÁGUAS DA MUSICA POP MUNDIAL.
Há exatos 42 anos, no dia 1º de junho de 1967 , os Beatles lançavam na Inglaterra o álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", oitavo disco da carreira do famosos grupo musical, com o qual mudaram a música moderna e influenciaram toda uma geração.


(Lyrics/Letra)

It was twenty years ago today,
Sgt. Pepper taught the band to play
They've been going in and out of style
But they're guaranteed to raise a smile
So may I introduce to you
The act you've known for all these years
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
We're Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
We hope you will enjoy the show
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Sit back and let the evening go
Sgt. Pepper's lonely,
Sgt. Pepper's lonely
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
It's wonderful to be here
It's certainly a thrill
You're such a lovely audience
We'd like to take you home with us
We'd love to take you home
I don't really want to stop the show
But I thought that you might like to know
That the singer's going to sing a song
And he wants you all to sing along
So let me introduce to you
The one and only Billy Shears
And Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band




Gravado na véspera do "verão do amor", no início da era hippie, "Sgt. Pepper" rompeu os limites da música pop e conseguiu fazer com que um disco deixasse de ser uma simples reunião de canções para se transformar em uma obra de arte com identidade própria."Quando o observa através da perspectiva atual, se vê que 'Sgt. Pepper's foi como um ícone.


Foi o disco daquela época e provavelmente mudou a forma de gravar, mas não o fizemos de forma consciente", afirma George Martin, produtor dos álbuns dos Beatles, na autobiografia do grupo, "Antologia".As gravações do disco começaram no dia 6 de dezembro de 1966.
No entanto, para compreender o processo criativo do álbum é necessário voltar alguns meses atrás - para o dia 29 de agosto do mesmo ano, data na qual os Beatles realizaram seu último show antes da composição desta obra prima. Sem os compromissos de viagens, o quarteto de Liverpool pôde concentrar suas atenções para o estúdio e dedicar nove meses à gravação de seu novo disco.Com a inestimável ajuda de George Martin, que antes trabalhou com música eletrônica, os Beatles deram liberdade à imaginação nos estúdios de Abbey Road de Londres.


Todas as vozes e os instrumentos que estão no disco foram submetidos a algum tipo de manipulação técnica e muitos efeitos foram acrescentados às canções para criar um som único."Sgt. Pepper" demorou mais de 700 horas para ser gravado e custou cerca de US$ 75 mil, números inéditos naquela época.



Apenas quatro anos antes, os Beatles haviam gravado seu primeiro álbum, "Please Please me", num único dia. Foi Paul McCartney quem propôs a seus companheiros que se "transformassem em outro grupo" e sugeriu o nome de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (A Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta, em tradução livre), inspirado nas bandas que surgiam nos Estados Unidos naquela época.



Gravaram a faixa título do álbum, uma canção que começava com o ambiente de um concerto - instrumentos sendo afinados, o barulho do público - e que emendava com "With a little help from my friends", a segunda faixa do disco.Esta foi outra novidade de "Sgt. Pepper": as canções se sucediam de forma contínua, sem interrupções.A partir da terceira música - a composição de John Lennon "Lucy in the sky with diamonds" -, as faixas deixaram de ter uma ligação temática. "O disco ia transcorrer como uma ópera, mas depois dissemos: 'Ah, que se dane!'", declarou Ringo Starr.



"Sgt. Pepper" acabou se tornando um diversificado cardápio de canções, algumas tão afastadas do rock clássico como "Within you without you", de George Harrison, gravado com um grupo de músicos da Índia e uma pequena orquestra de cordas. A faixa que dá nome ao álbum volta a tocar numa versão mais rápida quase no fim do disco, que termina com "A day in the life", uma das parcerias de Lennon e McCartney.



Para apresentar as canções, os Beatles encomendaram a Peter Blake uma montagem fotográfica na qual os quatro integrantes do grupo aparecem vestidos com uniformes de guerra de cores chamativas e cercados por vários personagens. É a capa mais famosa da história.



Aparecem na capa apenas quatro mulheres, Marilyn Monroe, Mae West, Marlene Dietrich e Carol Dors. Marlon Brando, Bob Dylan, Edgar Allan Poe, D.H. Lawrence, Karl Marx, Johnny Weismuller, Stan Lauren e Oliver Hardy são algumas das celebridades que acompanham os Beatles na fotomontagem, da qual foram eliminados Hitler e Gandhi.



A contracapa do álbum foi outro marco: pela primeira vez, as letras das canções apareciam impressas num disco. A mudança com relação aos álbuns anteriores dos Beatles foi radical para os fãs dos Beatles, era preciso escutá-lo várias vezes para aceita-lo."Sgt. Pepper" foi muito bem recebido pela crítica - o escritor britânico Kenneth Tynan afirmou que o disco representava "um momento decisivo na história da civilização ocidental".



Em um mês, o álbum vendeu 500 mil cópias no Reino Unido, e em três meses, 2,5 milhões nos Estados Unidos. Desde então, não deixou de liderar as listas de melhores discos do rock e, quando completa 42 anos, continua sendo uma referência cultural.



Em 2003 a revista especializada em musica Rolling Stone colocou o disco no topo da lista de 500 melhores albuns de todos os tempos. O disco recebeu quatro Grammys entre eles o "Album do Ano".

Várias canções do álbum com letras influênciadas por drogas levou a BBC a vetá-las, assim tornando-as proibidas de serem tocadas.
A BBC baniu a canção "A Day in The Life", alegando que poderia "incentivar uma atitude permissiva para consumo de drogas". Lennon e McCartney negaram que a canção foi feita sobre qualquer tipo de droga, alegando que a letra se tratava de um sonho.
A canção "Lucy in the Sky with Diamonds" também se tornou alvo de especulações quanto ao seu significado, muitos acreditaram que as letras inicias de seu título foi um código de LSD. A BBC teve isso como base para a proibição da canção nas rádios britânicas.
Mais uma vez, John Lennon negou que a letra fosse sobre LSD. Porém, em uma entrevista concedida em 2004, Paul McCartney confirma que "Lucy in the Sky with Diamonds" foi feita à base de LSD.
O debate sobre o assunto continua entre críticos e fãs da banda. Alguns alegam que o uso das drogas é a peça principal para a realização de todo o álbum.


Clique para ouvir os Beatles em "LSD"
http://www.youtube.com/watch?v=rGFlkcnZRFI

Clique para curtir com "The Beatles" uma rara gravação promo de Sgt. Pepper's lançada pela Apple no lançamento do disco.

http://www.youtube.com/watch?v=fv8FMGnLPWA


Fonte - Wikipédia/Site Uol

No comments: