Monday, June 08, 2009

A JAZZ SURVIVOR.
A revista Downbeat, considerada por muitos como a bíblia do jazz, acaba de divulgar que no próximo dia 23 de junho, será lançado mais um disco da série de gravações de Art Pepper, nunca divulgadas anteriormente, com o título “Art Pepper: The Art History Project” .
Será um CD triplo e o quarto de uma série que a viúva do saxofonista, Laurie Pepper, tem compilado. A coleção inclui gravações de 1950 com Stan Kenton, ensaios no estúdio da gravadora “Contemporary” em 1964 e um inédito concerto realizado em Nova York em 1982. Outros músicos que figuram no disco são Stanley Cowell, Warne Marsh e Shorty Rogers.

Para quem ainda não sabe, Art Pepper foi um saxofonista tenor do "cool jazz" que nasceu em Gardena, Califórnia, mas viveu vários anos nos montes de Echo Park, em Los Angeles. Iniciou a sua carreira musical nos anos 40, tocando nas orquestras de Benny Carter e de Stan Kenton. Entre 1944 e 1946, cumpre o serviço militar.

Na década seguinte, Pepper torna-se um dos músicos principais do jazz da costa oeste dos EUA, juntamente com Chet Baker, Gerry Mulligan, Shelly Manne, entre outros.

Ao mesmo tempo que cumpria o serviço militar, Pepper consumia heroína, o que levou a várias interrupções na sua carreira, e alguns períodos na prisão, nos anos 50 e 60. Estes períodos na sua vida, influenciam os seus trabalhos, levando-o a adoptar um som mais pesado, característico de John Coltrane.

Entre 1969 e 1971, passou algum tempo em Synanon, um grupo de reabilitação para toxicodependentes. Após iniciar um tratamento de metadona, em meados dos anos 70, Pepper voltou às gravações, editando diversos álbuns.


Em 1980, Peeper escreve a sua auto-biografia, Straight Life, que descreve o mundo do jazz, as drogas e o sub-mundo do crime, na Califórnia, em meados do século 20. O documentário "Art Pepper: Notes from a Jazz Survivor", dedica grande parte do filme, ao seu trabalho com um dos seus últimos grupos, em que participou, juntamente com o pianista Milcho Leviev. Este documentário também inclui uma entrevista com a sua terceira esposa e viúva, Laurie Pepper.


Quem desejar mais informações sobre a vida do musico bastar acessar www.straightlife.com
Fonte -Downbeat

1 comment:

Luciana said...

Olá, Humberto Amorim!

Falando em saxofonista, lembrei-me de um Sr.(acredito que você já o conheceu) que tocava (toca) nas manhãs de Sábado e Domingo - exatamente entre a esquina da Saldanha Marinho e a Eduardo Ribeiro (próximo ao Carrefour) . Por curiosidade, você saberia me dizer se ele participa de alguma banda de Jazz em Manaus ?

Sobre o seu programa no novo horário acho que o tom nostálgico conquistaria mais novos ouvintes.

Recomendo para o próximo programa MDJ a playlist "Baby, It's Cold Outside" celebrada apreensivamente pelos enamorados.

Desejo um bom êxito nessa nova roupagem do programa !

Abraços!!

att.: Luciana