Wednesday, June 24, 2009

SHEILA JORDAN, ALIVE AND KICKING.
A veterana cantora de jazz Sheila Jordan que celebrou esbanjando jazz, os seus bem vividos 80 anos de idade durante todo ano passado, tem demonstrado sua classe como cantora de jazz em uma carreira que tem quase 60 anos.


Ela tem um articulado senso de ritmo e fraseado e pode improvisar em torno de uma nota, mas a emoção que retira das letras a faz fora do comum. Jordan prova sua qualidade , outra vez , no CD “Winter Sunshine” , que ela gravou ao vivo no “Upstairs”, um clube de jazz em Montreal em Fevereiro de 2008.


Esta seleção de bem afiados “standards” e originais é de primeira linha. Jordan personifica as palavras e traz um senso de propriedade para sua interpretação. A intimidade, sua vívida interação com a platéia e uma banda composta por músicos excelentes, transforma a experiência em algo afetuoso.A voz de Jordan tem uma graça elegante que se expõe em "Comes Love".


Seu ágil senso de suingue e uso de “scat” elegante dentro do ritmo, bem como seu jeito pulsante de improvisar leva a audiência a marcar a batida. Ela enfeitiça-os e os mantém na palma da mão até a última nota que ela emite na noite. Jordan homenageia Miles Davis em "Ballad For Miles" relembrando os anos prósperos, quando Davis tocava no “Village Vanguard” com Wynton Kelly, Jimmy Cobb, Paul Chambers e John Coltrane. Evoca Billie Holliday na narrativa e segue em "It Never Entered My Mind", fazendo-a soar em tom melancólico. Sua mistura de "All God's Chillun',Got Rhythm/Little Willie Leaps" é outro ponto de destaque.


A melancolia insere-se primeiro antes de passar para a segunda canção. Sheila utiliza elementos do “bop” e usa “scats” com vivacidade e dá pistas de como a letra podem ter sido escritas. Seus “scats” emolduram as performances e a levam a um ponto alto.


Algo poderia ficar inoportuno se a banda não fosse segura. Steve Amirault apresenta idéias cintilantes no piano, com Keiran Overs no baixo e Andre White na bateria adicionando brilho ao ritmo. Jordan continua muito bem obrigado e , não importa o meomento, seu “Winter Sunshine” é mais do que benvindo.


Faixas:


Comes Love; I Remember You; Lady Be Good; Whose Little Angry Man Are You?; Dat Dere; Ballad For Miles/It Never Entered My Mind; All God’s Chillun Got Rhythm/Little Willie Leaps; The Crossing; Sheila’s Blues.


Clique e acompanhe Sheila prestando tributo a Billie Holiday.

http://www.youtube.com/watch?v=NSe3Vf_UGrI




Fonte : All About Jazz

No comments: