Wednesday, June 10, 2009


O violonista e compositor Guinga nascido no 10 de Junho de 1950 no Rio de Janeiro com o nome de Carlos Althier, começou a tocar violão intuitivamente aos 13 anos de idade. Começou a compor aos dezesseis e no ano seguinte classificou sua primeira canção no Festival Internacional da Canção.


Acompanhou artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira e Cartola. Sempre compondo, Guinga que também é dentista, teve várias de suas músicas gravadas por Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Ivan Lins e outros. Suas composições são parcerias feitas com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e recentemente Chico Buarque. Guinga tem 5 cds gravados, todos com sucesso de crítica. O terceiro,”Cheios de Dedos”, recebeu prêmio Sharp como melhor disco instrumental de 1996, entre outras premiações.


Realizou participações no festival Brasiliana Madrid (1993), no Café Central-Madrid (1996), no Festival Internacional de Guitarra ( Córdoba, Espanha,1996) e no Festival Brasiliana-Jazz House em Copenhagen(1997). O próximo cd, “Suíte Leopoldina” foi aclamado pela crítica, e considerado uma obra prima.


A opinião de alguns músicos dá a idéia da grandeza dessa fera: "Guinga é um cara que só aparece a cada século, temos que aproveitar isso"(Hermeto Pascoal). Guinga tem realizado apresentações ao lado de Gilson Peranzetta, criativo tecladista da música brasileira, além de realizar projetos instrumentais de alta qualidade. Um deles foi com o clarinetista Paulo Sérgio Santos, da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do quinteto Villa Lobos.


Marques, no livro "Guinga, os mais belos acordes do subúrbio", publicado pela Editora Gryphus.


Em 2003, foi lançado na Bienal do Livro o songbook "A música de Guinga", também editado pela Gryphus.Ainda em 2003, lançou seu sexto CD, Noturno Copacabana, muito bem cotado pelos melhores críticos musicais do Brasil.


Recentemente, durante uma escala na volta para o Brasil depois de um show em Roma, Guinga entrou para o rol de brasileiros mal tratados na Espanha e foi brutalmente retido, humilhado e agredido fisicamente por policiais no Aeroporto de Madrid.
Clique para ver Guinga em ação

No comments: