Thursday, April 29, 2010

TOOTS THIELEMANS


O jazzista famoso por tocar guitarra e gaita (harmônica de boca) e também por ser assoviador profissional Jean Baptiste Frederic Isidor "Toots" Thielemans, nasceu no 29 de abril de 1929, em Bruxelas, na Bélgica. Por ser um impecável assoviador profissional. é considerado por criticos e aficionados de jazz como um dos maiores gaitistas do século XX.



Thielemans começou sua carreira como guitarrista. Em 1949 entrou em uma jam session em Paris com Sidney Bechet, Charlie Parker, Miles Davis, Max Roach entre outros. Em 1951 participou de um tour com Bobbejaan Schoepen.


Mudou-se para os EUA em 1952, onde foi membro do Charlie Parker's All-Stars. Tocou e gravou com nomes com Ella Fitzgerald, The George Shearing Quintet, Quincu Jones, Bill Evans, Paul Simon, Billy Joel, Astrud Gilberto, Elis Regina, Sivuca e outros.


Seu maior sucesso é "Bluesette", em cuja gravação original, usou assovio e guitarra em uníssono. Bluesette foi um grande sucesso mundial no ano de 1962, tendo sido posteriormente regravada pelo próprio Thielemans e por muitos outros artistas de vários países. Sua harmônica peculiar pode ser ouvida também nas trilhas de diversos filmes como Midnight Cowboy,Bagdad Café e em programas de televisão de várias nações. Como assoviador profissional também gravou trilhas sonoras, principalmente para comerciais de TV, ao longo de sua carreira.


Nos anos 90 Toots embarcou em projectos temáticos sobre world music. Em 1998, lançou o álbum "Chez Toots", que incluía o tema Les Moulins De Mon Coeur, com a participação do cantor Johnny Mathis.


Ano passado esteve mais uma vez no Brasil, participando do Festival de Jazz de Guaramiranga no Nordeste. Seu mais recente CD "One More For The Road" (2006) conta com a participaçao de grandes nomes da musica e foi sucesso de venda e critica.


Toots e Stevie Wonder brilham na Suécia na presença do Rei Gustavo e da Rainha Sylvia (que estiveram mês passado em Manaus) na platéia.




Referencia - Wikipédia

No comments: