Tuesday, April 06, 2010

GERRY MULLIGAN


O saxofonista de jazz Gerald Joseph Mulligan, que tornou-se famoso com o nome artístico Gerry Mulligan, nasceu no 6 de abril de 1927, em Nova York. Mulligan aprendeu piano e instrumentos de sopro quando adolescente e aos 17 anos escrevia arranjos para a banda de rádio de Johnny Warrington. Especializou-se no sax barítono, instrumento no qual tornou-se, talvez, a maior referência mundial.



Gerry Mulligan é um dos principais expoentes do cool jazz. Apesar de ter nascido em Nova York, cresceu em Filadélfia e desde cedo demonstrou aptidão para diferentes instrumentos e talento como arranjador.


Em 1945 voltou a NY, entrando para a orquestra de Gene Krupa. Em 1947 passou para a orquestra de Claude Thornhill. Depois de conhecer o arranjador Gil Evans, participou do histórico noneto de Miles Davis em "Birth of the Cool", em 1949. Em 1952 foi para a Califórnia.


Logo conheceria Chet Baker e junto com ele, Bob Whitlock ao contrabaixo e Chico Hamilton à bateria, formaria um quarteto sem piano que se tornou célebre. Em 1954 formaria outro quarteto com a participação do trombonista Bob Brookmeyer, e em 1958 ainda outro com o trompetista Art Farmer.


Nos anos 60 formou a sua Concert Jazz Band e nas décadas seguintes formou inúmeros grupos, desde quartetos até grandes formações, ocasionalmente reencontrando também os antigos parceiros. Tocou com Dave Brubeck entre 1968 e 1972.


Mulligan tira de seu sax barítono um som suave, nítido e ágil. Sua música é a prova cabal de que o cool jazz não precisa ser distante ou frio: ao contrário, na improvisação loquaz, inspirada e sempre swingante de Mulligan percebe-se até mesmo algo do fraseado bebop. Em suas composições e arranjos para pequenas formações também se nota um profundo apreço pelo contraponto. Assim como Dave Brubeck, Gerry Mulligan consegue a proeza de criar uma música ao mesmo tempo complexa e agradável, que revela facetas sempre novas a cada audição. (VAB)



Com um timbre riquíssimo e grande agilidade, com improvisações extremamente melódicas, dando preferência por atmosferas mais intimistas, foi um dos principais expoentes do cool jazz, participando das gravações do célebre disco do trompetista Miles Davis, "Birth of the Cool".
Criou o primeiro quarteto de jazz sem piano, com Bob Whitlock, (contrabaixo), Chico Hamilton (bateria), e Chet baker (trompete).


Faleceu em 1996 devido às complicações causadas por uma cirurgia de joelho.
Gerry toca "Satin Doll"
Referencia - Wikipédia

No comments: