Monday, April 12, 2010

JOHNNY DODDS

O clarinetista de jazz e blues e saxofonista alto Johnny Dodds, nasceu no 12 de abril de 1892, em New Orleans. Além de ter formado a sua própria banda, Dodds tocou com bandas como as de Joe "King"Oliver, Jelly Roll Morton, Lovie Austin e Louis Armstrong.


Johnny Dodds estudou clarinete com Lorenzo Tio, um músico de New Orleans. Tocou com as bandas de Frankie Duson, Kid Ory, e Joe "King" Oliver. Dodds viajou para Chicago, e tocou com a banda de jazz de Oliver, a Oliver's Creole Jazz Band, com a qual gravou em 1923.


Dodds colaborou, frequentemente, com o seu amigo Natty Dominique, durante este período, e esta relação de amizade iría durar toda a sua vida. Após a saída da banda de Oliver, em 1924, Dodds substitui Alcide Nunez, como o clarinetista permanente do Kelly's Stables (entre 1924 e 1930.


Durante os anos 20, grava com diversos grupos de jazz, em Chicago, entre os quais o Louis Armstrong's Hot 5 and Hot 7, e o Jelly Roll Morton's Red Hot Peppers.
A década seguinte foi uma fase em que Dodds se manteve mais afastado da música, ocupando o seu tempo a gerir uma empresa de táxis, com o seu irmão Baby Dodds, só voltando a gravar em 1938.


Notável no seu profissionalismo, e virtuosismo, como músico, Johnny Dodds foi uma das principais influências de outros clarinetistas, como Benny Goodman.


Johnny Dodds faleceu em Chicago, em agosto de 1940.

Johnny Dodds demonstra a sua arte.
http://www.youtube.com/watch?v=7V2uMcfyuvw


Referencia - Wikipédia

No comments: