Monday, April 19, 2010

DUDLEY MOORE


O ator, comediante e pianista de jazz britânico Dudley Stuart John Moore, nasceu no 19 de abril de 1935, em Dagenham, Essex na Inglaterra e ficou famoso após estrelar os filmes "Mulher nota 10" e "Arthur, o milionário sedutor".
Moore era filho de operários e nasceu com uma deformidade nos pés. Passou a primeira infância sendo submetido a sucessivas cirurugias ortopédicas. Tornou-se membro do coro da igreja e estudou música, tornando-se um talentoso pianista e organista.
Estudou música e composi;áo na Universidade de Oxford. Durante o curso, começou a trabalhar como comediante, carreira que nunca mais abandonou e que conciliava com uma carreira de sucesso como músico de jazz. Após mudar-se para os Estados Unidos, participou de diversos filmes em Hollywood, e que o tornaram mundialmente famoso.
Em 1999 ele anunciou que sofria de uma doença degenerativa rara e sem tratamento conhecido, a paralisia supranuclear progressiva (PSP). Em 2001 recebeu a Ordem do Império Britânico. A doença já estava em estado adiantado e ele recebeu a honra em uma cadeira de rodas.
Morreu vitimado por uma pneumonia, decorrente de seu quadro neurológico em março de 2002.
Dudley plays jazz at Johnny Carson's "The Tonight Show.
Referencia - Wikipédia

No comments: