Thursday, April 29, 2010

CLAUS OGERMAN

O compositor e arranjador alemão Claus Ogerman ou Klaus Ogermann, nasceu no 29 de abril de 1930, em Ratibor, Prússia (na época um Estado alemão). Anos mais tarde ele adquiriu também a cidadania americana. É muito conhecido pelo trabalho realizado com o compositor brasileiro Antonio Carlos Jobim,



O nome Claus Ogerman ele adotou nos Estados Unidos. Ogerman começou a sua carreira como pianista. Ele é certamente um dos maiores arranjadores do século XX e tem estado presente nos principais sucessos do Rock, Pop, Jazz, R&B, Soul, Easy listening, Broadway e música clássica. O número exato de artistas que tiveram arranjos feitos por Ogerman durante sua carreira ainda não foi determinado.


Na década de 50, Ogerman trabalhou na Alemanha como arranjador e pianista com Kurt Edelhagen, Max Greger e Delle Haensch. Um fato interessante a mencionar desse período é que Claus (então Klaus) também participou algumas vezes como vocalista e gravou diversos EPs em 45 rpms sob o pseudônimo de "Tom Collins", fazendo dueto com Hannelore Cremer - e também gravou um vocal solo com o Delle Haensch Jump Combo.


Em outubro de 1959 emigrou para os Estados Unidos da América e se juntou ao produtor musical Creed Taylor da Verve Records. Conhece Quincy Jones, então chefe de A&R da Mercury Records, que o incumbe de vários arranjos, entre eles em 1963 o hit "It's my party", de Lesley Gore. Rapidamente faz um nome como arranjador trabalhando nos vinte anos seguintes com várias estrelas da música pop, desenvolvendo e consolidando o seu estilo próprio, usando elementos da música clássica.



Com a chegada da Bossa Nova, encontra Antonio Carlos Jobim, com o qual desenvolve um longo trabalho. Entre 1959 e 1979, trabalha com vários músicos, como arranjador e produtor, entre eles Stan Getz, Astrud Gilberto, João Gilberto, Bill Evans, Wes Montgomery, Carl Tjader, Oscar Peterson, Stanley Turrentine, George Benson, Frank Sinatra, Barbara Streisand, Sammy Davis Jr.


A Verve foi vendida para a MGM em 1963. Claus Ogerman, admite na publicação Jazzletter de Gene Lees, que arranjou cerca de 60 a 70 álbuns para a Verve sob a direção de Creed Taylor de 1963 a 1967. Em 1967 ele se junta a Creed Taylor na gravadora A&M/CTi.


Em 1979, retira-se do mercado comercial de música, dedicando-se à composição e ao arranjo de peças clássicas. Nesta época criativa, ele rejeita trabalhos de nomes importantes tais como Prince, Ella Fitzgerald, DeeDee Bridgewater, Wynton Marsalis e Tony Bennett.



Somente em 2001 ele volta ao mercado comercial, trabalhando para a pianista de jazz canadense Diana Krall em seu álbum "The Look of Love", e regeu a orquestra em seu DVD "Live in Paris".
Foi nomeado dezesseis vezes para o Grammy, ganhando o troféu por seu arranjo para o tema de George Benson "Soulful Strut".



As maiores influências de Ogerman como compositor são Max Rger e Alexander Scriabin. Ele constantemente declara que não está interessado no "modernismo" uma vez que seu objetivo é evocar uma resposta emocional nos ouvintes.

Ogerman fez os arranjos e regeu a orquestra em Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967), a primeira de duas gravações que Frank Sinatra fez com Jobim. Ogerman fez também os arranjos e regeu a orquestra em The Composer of Desafinado, Plays de Jobim (1963), A Certain Mr. Jobim (1965), Wave (1967), Jobim (1972), Urubu (1976) e Terra Brasilis (1980), no qual ele também tocou piano. Nos álbuns Jobim e Urubu, Ogerman foi também o produtor.

Diana Krall canta "S'Wonderful" com arranjo de Claus Oggerman.
http://www.youtube.com/watch?v=6mM2HkNE1nA

Referncia - Wikipédia

No comments: