Tuesday, April 20, 2010

TITO PUENTE, EL REY DEL TIMBAL

O lider de banda, compositor e arranjador, percusionista e mentor Anthony Puente, Jr., mais conhecido como Tito Puente, nasceu no 20 de abril de 1923 em Nova York, e recebeu reconhecimento internacional por sua enorme e significante contribuição à música Latina.



Os talentos artisticos de Puente perimeiramente se desenvolveram no campo da s dança. Trabalhou com opianista cubano e lider de banda José Curbelo em dezembro de 1939. Também tocou com Johnny Rodriguez, Anselmo Sacassas, o músicoque inpsirou seu estudo em piano.



Popularmente conhecido como "El rey del Timbal" e "Rei do Mambo", ele gravou mais de 100 albuns, publicou mais de 400 composições, e ganhou cinco Grammy Awards. Embora ele tenha tocado jazz e salsa, Puente é um dos poucos músicos que merecem o título de "lenda", principalmente por sua maestria no Mambo.


Enquanto Puente foi talvez melhor conhecido pelo seu álbum de mambo "Dance Mania" de 1958, seu som elétrico continuou à trasncender as os laços de culturas e gerações.


Em Junho de 1942, ele se juntou à Orquestra Machito. Machito se tornou o primeiro mentor de Puente. Nesse momento Tito deixou Machito para tocar percussão para os Jack Cole dancers. Logo depois ele foi alistado na Marinha e serviu na II Grande Guerra. Ele tocou saxofone e bateria com a banda no navio. Ele aprendeu como fazer arranjos com um piloto que tocava sax em orquestras de New York City, juntamente com a orquestra de Machito e Tito Rodriguez.


Mambo e cha-cha-cha eram a sensação do momento. A música com sua alta energia se tornou uma catalizadora para juntar pessoas de todas as raças e etnias. Puente dirigiu a onda da febre do mambo e se tornou um nome muito famoso.


Puente teve um tendência forte em direção ao jazz , o qual, ele "Latinizou". Puente depois liderou dois grupos; uma orquestra e um grupo de jazz. Ele continuou a gravar ambos Jazz Latino e músicas latinas com muitos diferentes artistas e suas próprias bandas.


Em 1979, ele ganhou seu primeiro de cinco Grammy Awards por seu álbum Homenaje a Beny, o qual, foi um tributo ao cantor Cubano Beny More. Outros Grammy Awards vieram em 1983 por On Broadway; 1985 por Mambo Diablo; 1990 por Gosa Mi Timbal; e em 2000 por Mambo Birdland.


Puente foi homenagiado com uma estrela na Hollywood Walk of Fame em 1990 e também em 1992 no film Os Reis do Mambo. Também foi dada à ele a Medalha Nacional de Arte pelo então Presidente Clinton em 1997 e foi homenageado pela Biblioteca do Congresso em Abril de 2000 como uma Lenda Viva. O The New York Times escolheu Dancemania de Puente como um dos 25 álbuns mais influentes do sécuilo 20. Seus outros prêmios e honrarias são muito numerosos para se listar.


Em sua vida, Puente gravou 120 álbuns, compôs mais de 450 músicas, e tem mais de 2000 arranjamentos em seu crédito. Ele fez mais de 10000 performances ao vivo no mundo todo. Pouco depois de sua morte, se completou seu trabalho com um álbum com Eddie Palmieri lançado em 18 de Julho de 2000.



E também fez participações em Os Simpson no episódio 2F20 "Quem matou Sr Burns?",7G10"Homer's "Hight Out.



Tito faleceu em Maio de 2000 aos 77 anos, em Nova York.


Tito com toda sua exuberância musical, no palco.
http://www.youtube.com/watch?v=4Aewq0ruLWI

Referencia - Wikipédia

No comments: