Sunday, April 25, 2010

SONNY ROLLINS, NOVO MEMBRO DA ACADEMIA AMERICANA DE ARTES E CIÊNCIA


O saxofonista de jazz Sonny Rollins está na ativa desde o fim da década de 1940, Sonny é tido pela crítica como o maior saxofonista de jazz vivo. Nova-iorquino, com 80 anos de idade, Sonny possui em sua longa lista de parcerias, músicos como Miles Davis, John Coltrane e Thelonious Monk. Suas inovações ajudaram a formatar estilos consagrados como o bebop e o hard-bop. Entre os veteranos, Sonny é um dos poucos a defender as fusões do jazz com o hip hop e com a música eletrônica.


O músico esteve no Brasil para uma turnê na qual tocou em São Paulo e no Rio. Os shows fizeram parte do Tim Festival 2008 e acabaram roubando toda a atenção – da mídia e do público que teve uma resposta muito boa à apresentação -, que em outras edições era voltada para as bandas jovens.


Sonny foi acompanhado por quatro músicos – Robert Broom Jr. na guitarra, Clifton Anderson no trombone, Kobie Watkins na bateria e Robert Cranshaw no baixo –, o velho Rollins, mostrou muita disposição em apresentações que duraram em média 2 horas. Para encerrar sua passagem pelo país tupiniquim, o jazzista tocou de graça e ao ar livre no parque Ibirapuera, mostrando como a velha guarda costumava e ainda costuma fazer boa música. Uma verdadeira lição para seus colegas iniciantes.

A grande novidade no momento, na carreira do grande músico de jazz, é que ele foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências. A Academia está celebrando 230 anos e elegeu 229 líderes em ciências, ciências humanas, artes, negócios e atividades públicas.


Os escolhidos receberão a honraria em cerimônia a ser realizada na sede da Academia em Cambridge no próximo 09 de outubro. A indicação de Sonny Rollins foi feita por Dr. Apostolos P. Georgopoulos, um neurocientista membro da Academia e saxofonista amador.

Também foram agraciados em 2010 o diretor de cinema Francis Ford Coppola, o ator Denzel Washington e o fundador e diretor artístico da Metropolitan Opera, Thomas Hampson, além de várias pessoas que receberam os prêmios Nobel, Pulitzer; membros da MacArthur e Guggenheim e vencedores do Grammy,Tony e Oscar.

Sonny em uma recente apresentação no Detroit Orchestra Hall,celebrando seus 80 anos.
http://www.youtube.com/watch?v=F9Ek40Et4mE

Fonte : JazzTimes / Aubrey Everett

No comments: