Saturday, April 24, 2010

SEVERINO ARAÚJO, O MAESTRO DA ORQUESTRA TABAJARA


O maestro e compositor Severino Araújo nasceu no 23 de abril de 1917, em Limoeiro, Pernambuco, numa familia de músicos. Foi seu pai, mestre de banda em Limoeiro , quem deu a ele as primeiras noções de música.O irmão mais velho, José Araújo de Oliveira, conhecido como Zé Bodega, notabilizou-se como saxofonista.



Ainda criança adotou a clarineta como instrumento favorito. Na década de 30 mudou-se para João Pessoa na Paraiba, onde tornou-se clarinetista da banda militar. No ano de 1936, escreveu o choro " Espinha de Bacalhau", uma de suas composições mais famosas composições.



Em 1937 assumiu a direção da Orquestra Tabajara que dirije até hoje. Severino Araújo não poderia seguir outro caminho. A Orquestra Tabajara (a mais antiga em atividade no Brasil), nasceu na Rádio Tabajara de João Pessoa onde atuava como regente da orquestra que originalmente era da radio. Quando o maestro mudou-se para o Rio, não demorou muito a convidar todos os músicos da Tabajara para a então capital do país.



A partir e 1945, a Orquestra Tabajara tornou-se uma das mais requisitadas do Rio, contratada pela Raio Tamoio, e animando bailes em cidades interioranas. O primeiro disco foi gravado naquele mesmo ano, pela Continental.



Embora distante de sua terra natal há tantas décadas, Severino Araújo nunca deixou de compor e tocar frevos principal diferencial de sua orquestra. Apenas em 1945, a Orquestra adotou oficialmente o Rio de Janeiro como sua sede.


Sempre inspirada nas “big bands” norte-americanas, a Orquestra anima bailes, festas e gafieiras desde os anos 40, até hoje, totalizando mais de 13 mil apresentações. A Orquestra Tabajara trabalhava em emissoras de rádio. Com grande popularidade gravou mais de 100 discos de 78 Rpm, batendo recordes de longevidade, além de alicerçar o trabalho de cantores como Jamelão, com quem gravou dois discos-tributos a Lupicínio Rodrigues.



Durante a existência do Circo Voador, no Rio de Janeiro, a Tabajara era a atração tradicional dos domingos, com a Domingueira Voadora. O repertório é composto tanto de clássicos do jazz e da canção norte-americana quanto de temas da música brasileira.



Severino Araújo, que foi aluno de Koellreuter, é autor de várias músicas executadas pela Orquestra, quando completou 80 anos comemorou a data ainda firme à frente do grupo. Agora, com 83, continua regendo e ensaiando. Ponto para o grande maestro brasileiro e para os seus inúmeros fãs.
O CD que gravou em homenagem à Frank Sinatra, merece audição dos aficionados pelo grande cantor.
Clique para ouvir "Espinha de Bacalhau" Beleza pura!!!!!
Referencia - Musicos do Brasil

No comments: