Sunday, April 11, 2010

HERBIE HANCOCK


O pianista de jazz e compositor Herbie Hancock, nasceu no 11 de Abril de 1940, em Chicago, Illinois, e é considerado um dos mestres do jazz.


Tocou ao lado de grandes músicos, com destaque para sua colaboração com Miles Davis nos anos 60, em um quinteto que se tornou antológico na história do Jazz. Ali, Hancock foi introduzido ao piano elétrico Fender Thodes, ao qual adaptou-se imediatamente e tão logo experimentou a improvisada adaptação de um pedal de wah-wah uma câmara de eco (um Echoplex).


Harold Thodes, pai do piano elétrico, ao noticiar essas estranhas e até então originais conexões, providencia para que esses conectores constem em todos os novos modelos deste piano.Uma década adiante, emergindo do universo de Miles Davis, Herbie Hancock monta um grupo com maiores aproximações à tradição popular afro-americana, de uma sonoridade bem mais acessível ao grande público e de grande sucesso.



No álbum de título homônimo ao deste grupo, "Head Hunters" (1973), Hancock alterna bem sucedidas experimentações pelo eletrofunk com pitadas daquele espírito do quinteto de Miles. Sua discografia inclui discos voltados para o Jazz assim como algumas incursões pelo fusion, funk e música clássica. Esteve no Brasil e com outros grandes astros da musica participou em São Paulo da homenagem que foi prestada à Tom Jobim, um ano antes de sua morte.



Poucos pianistas têm ou tiveram uma carreira tão fecunda quanto Hancock, que já atravessa algumas décadas como um dos maiores pianistas da história do Jazz. Gravou com Chick Corea um dos mais belos e surreais trabalhos de dupla ao piano registrado no CD "An Evening With Herbie Hancock and Chick Corea: Live"

Herbie Hancock toca com os mestres.
http://www.youtube.com/watch?v=x_whk6m67VE

Referencia - Wikipádia

No comments: