Wednesday, April 07, 2010

BILLIE HOLIDAY, LADY DAY

A mais emblemática e lendária cantora de jazz de todos os tempos Eleonora Fagan famosa mundialmente como Billie Holiday a Lady Day, nasceu em Baltimore no 7 de abril de 1915, de uma mãe solteira e pai que abandonou a família logo após o nascimento.


Depois de estuprada aos 10 anos, Billie foi abandonada pela mãe, indo viver com parentes distantes. Para se sustentar ficou fazendo pequenos serviços e esfregando o chão de um bordel foi que ela ouviu jazz pela primeira vez, foram gravações ruins de Louis Armstrong e Bessie Smith no fonógrafo de casa.


Com a idade de 12 anos Billie se mudou para New York onde se tornou uma prostituta. Em 1930, Billie convenceu um dono de boate para que a deixasse cantar numa noite, com o nome de Billie Holiday, em homenagem ao astro de cinema Billie Dove.


Depois de ser descoberta por John Hammond, Billie foi apresentada a Benny Goodman que a ajudou na primeira sessão de gravação em 1933; durante os próximos 11 anos Billie gravou mais de 200 músicas de jazz e swing. No final dos anos 30, Billie se apresentava com Count Basie, Artie Shaw e outros, mas não gostava de atuar em orquestras por várias razões, uma delas o fottye preconceito racial existente na época.


Entre 1939 e 1945 Billie lançou vários sucessos, entre eles, "Fine and Mellow", "God Bless the Child", "Lover Man" e o anti-racista "Strange Fruit".Porém em meados de 40, Billie era viciada em heroína; apesar de tudo ela continuou trabalhando bastante para se tornar um dos melhores cantores de jazz dos Estados Unidos.


Com sua marca registrada, gardênias brancas no seus cabelos, "Lady Day" construiu uma reputação formidável como vocalista, capaz de cativar as audiências com o seu fraseado incomum, apesar da falta de um treinamento formal.

Enquanto Billie era reconhecida como uma artista brilhante, a sua vida pessoal era um desastre sem igual.


Nota do blogger.

Inspirado na grande estrela do jazz Billie Holiday, coloquei no ar pelas ondas da Radio Amazonas FM -101.5 - em Manaus, no dia 7 de abril de 1995, o programa radiofonico "Momentos de Jazz" que hoje completa 15 anos de existência. Viva Billie Holiday!!!!!!


Referencia - CDJ

No comments: