Thursday, April 15, 2010

BESSIE SMITH, A IMPERATRIZ DO BLUES


A lendária cantora de blues Bessie Smith, nasceu no 15 de abril de 1894, em Chattanooga, Tennessee, filha de Laura e William Smith. Conhecida como "A Imperatriz do Blues", Smith foi a mais popular cantora de blues da década de 1920 e 1930.


Ela é frequentemente considerado como uma das maiores cantoras de sua época, e junto com Louis Armstrong, uma grande influência sobre aos vocalistas de jazz das novas gerações.


No censo público americano de 1900 , a mãe de Bessie Smith, Laura Smith, reportou que Bessie nasceu em Chattanooga, Tennessee em Julho de 1892. No entanto, para o censo seguinte de 1910, feito em 16 de Abril, sua irmã, Viola Smith, e o fiscal do censo concordaram em registrar seu nascimento como 15 de Abril de 1894, o dia precedente ao censo; aquela data aparece em todos os seus documentos seguintes, e foi a data confirmada por toda a familia Smith. Também há uma discussão remanescente relacionada aos registros do censo sobre o tamanho da família de Bessie Smith.Os censos de 1870 e 1880 relatam três meio-irmãos mais velhos, mas esses relatórios estão em desacordo com as entrevistas que sua família e contemporâneos fariam posteriormente.


William Smith era um trabalhador e também era um pastor Batista (ele foi registrado no censo de 1870 como um ministro do evangelho, em Moulton, Alabama),ele morreu antes de que Bessie pudesse se lembrar dele. Quando ela tinha 9 anos, ela perde sua mãe também, e sua irmã mais velha Viola ficou encarregado de cuidar de seus irmãos e irmãs.


Como uma forma de ganhar dinheiro para sua família empobrecida, Smith e seu irmão Andrew começam a se apresentar nas ruas de Chattanooga como um dueto, ela cantando e dançando, ele acompanhando no violão; sua localização preferencial era na frente do White Elephant Saloon nas ruas Elm Thirteenth e Elm no coração da comunidade Afro-americana da cidade.


Em 1904, o mais velho de seus irmãos, Clarence, secretamente deixou a casa para se juntar a uma pequena trupe viajante de propriedade de Moisés Stokes. "Se Bessie tivesse idade suficiente, ela teria ido com ele" disse a viúva de Clarence, Maud. "Por isso ele partiu sem avisa-la , Mas Clarence me disse que ela estava pronta, mesmo assim. É claro, ela era somente uma criança."


Em 1912, Clarence retornou para Chattanooga com a trupe de Stokes e arranjou uma audição para Bessie com seus empresários, Lonnie e Cora Fisher. Ela foi contratada como dançarina ao invés de cantora, porque a companhia já incluía Ma Rainey.


No começo da década de 1920, Smith estrelou com Sidney Bechet em "How Come?", uma peça musical que chegou até a Broadway, e passou vários anos trabalhando fora do Teatro 81 em Atlanta, Georgia, se apresentando em teatros negros pela costa leste americana. Após um desentendimento com o produtor de "How Come?", ela foi substituída por Alberta Hunter e retornou para Filadélfia, onde residia. Lá, ela conheceu e se apaixonou por Jack Gee, um guarda de segurança com quem ela se casou em 7 de junho de 1923, exatamente quando suas primeiras gravações eram lançadas pela Columbia Records.
O casamento foi tumultuado, com infidelidade nos dois lados. Durante o casamento, Smith se transformou a atração principal no circuito de teatros negros, apresentando um espetáculo que às vezes contava com mais de 40 artistas e fez dela a mais bem paga artista negra de sua época. Gee estava impressionado com o dinheiro, mas nunca se ajustou a vida de fama, e especialmente a bissexualidade de Smith. Em 1929, quando Smith soube sobre o affair de Gee com outra artista, Gertrude Saunders, ela acabou com o casamento, más nunca realizou legalmente um divórcio. Smith eventualmente encontrou uma lei de direito comum em um velho amigo, Richard Morgan, que era o tio de Lionel Hampton e era contrário ao seu marido. Bessie continuou com ele até morrer.

Todos os relatos da época indicam que Ma Rainey não ensinou Smith a cantar, Mas provavelmente ajudou-lhe a desenvolver sua presença de palco. Smith começou a criar seu próprio show em torno de 1913 , no teatro "81" em Atlanta. Por volta de 1920 ela estabeleceu uma reputação na região sul americana e ao longo da costa leste americana.



Em 1920, os números de vendas da música "Crazy Blues," de Mamie Smith (sem relação), uma gravação da Okeh, apontava para um novo mercado. A indústria fonográfica nunca havia se direcionado ao público Afro-americano, entretanto agora havia uma procura por cantores de blues. Smith foi contratada pela Columbia Records em 1923 quando a gravadora decidiu estabelecer uma série "gravações raciais".


Ela alcançou um grande sucesso com seu primeiro lançamento, uma mistura de "Gulf Coast Blues" e "Downhearted Blues", no qual sua compositora, Alberta Hunter já havia transformado em um sucesso na Paramount Records. Smith se transformou a atração principal no circuito de teatros negros e se acabou se tornando sua atração mais popular nos anos 1920. Trabalhando sobre a agenda apertada do teatro durante os meses de inverno e fazendo turnês pelo resto do ano (eventualmente viajando em seu próprio vagão de trem), Smith se transformou na artista negra mais bem paga de sua época.



Ela fez cerca de 160 gravações para Columbia, muitas vezes acompanhada pelos melhores músicos de sua época, como Louis Armstrong, James P. Johnson, Joe Smith, Charlie Green, e Fletcher Henderson.


Bessie Smith faleceu em Clarksdale, Mississippi, em Setembro de 1937.


Bessie canta "St. Louis Blues"




Referencia - Wikipédia

No comments: