Wednesday, July 08, 2009


William Carence Eckstein, ou Billy Eckstein, cantor, trompetista e bandleader, nasceu em Pittsburgh, Pensylvania, no dia 8 de julho de 1914. Depois de ter estudado na Howard University de Washington, trabalhou como cantor e diretor de sala em vários clubes noturnos de Buffalo, Detroit e Chicago.


Seu primeiro mestre de música, e talvez o único foi Mauríce Grupp, um articulista da Metronome que lhe deu aulas de trompete e alguns preciosos conselhos sobre a técnica de emissão de ar.Em 1939, Eckstine entrou para a orquestra de Hines e logo se transformou na atração principal, por sua estranha maneira de se apresentar em cena e, principalmente, pelo estilo especial de cantar em uma série de notas vibradas.


Durante sua colaboração com Hines, Billy fez amizade com Dizzy Gillespie, Charlie Parker e Sarah Vaughan, que também formavam parte da orquestra.Em 1944 decidiu formar uma nova orquestra que em sua formação reuniu grandes nomes da história do jazz: Dizzy Gillespie, Fats Navarro, Kenny Dorham, Miles Davis, Gene Ammons, Dexter Gordon, Wardeil Grey, Lucky Thompson, Chariie Parker, Sonny Stitt, Leo Parker, Art Blakey.As performances da orquestra eram concorridas, pois no fundo estavam registrando um período de transição do jazz e as novas idéias que começavam a abrir caminho. As gravações que chegaram até os nossos dias são de pouco valor técnico. Entretanto, deve-se mencionar temas como “Good Jelly Blues”, “Opus X”, “Blowing the Blues Away”, “Long Tall Dexter”, “Love is the Thing” e “Without a Song”.


Com o tempo as coisas mudaram: os principais solistas começaram a sair, cada um buscando carreira de solista e por outro lado o período era de crise para as big bands. Assim, em 1947 a orquestra foi dissolvida e Eckstine se dedicou exclusivamente à atividade de vocalista, dirigindo seu repertório para o lado comercial, apesar de continuar sendo bem avaliado pelos críticos.


Realizou algumas excursões à Austrália e Europa e em 1966 participou de alguns shows nas orquestras de Maynard Ferguson e de Duke Ellington. Em 1974 voltou à Europa para uma série de concertos em memória a Charlie Parker.


Billy Eckstine morreu no dia oito de março de 1993, em sua cidade natal.
Click para ouvir sua belissima voz cantando "Everything I Have is Yours".

No comments: