Saturday, July 25, 2009

NOVO DISCO DE BILL FRISELL
Como prova em “Disfarmer”, um novo lançamento pela “Nonesuch”, Bill Frisell, nem sempre necessita de um toque de Buster Keaton para preparar uma trilha sonora, apenas algumas fotografias.

O álbum apresenta Frisell na guitarra e une-se a Greg Leisz no violão com cordas de aço e bandolim, Viktor Krauss no baixo e Jenny Scheinman no violino. Inspirado pela vida e trabalho de Mike Disfarmer, o homem misterioso de Arkansas cujas fotos de pessoas marcam o mais impressionante processo de retratar do século XX. “Disfarmer” apresenta 26 majestosas vinhetas melódicas evocando antigos cabarés e cidades decadentes.


Este trabalho segue a trilha “All Hat”, composta no ano passado por Frisell para o filme do mesmo nome. Entretanto, aquele disco tem a participação do baterista Scott Amendola e do gaitista Mark Graham em adição ao quarteto que atua em “ Disfarmer”.


O disco compartilha o espírito de John Ford.Como uma grande composição para cinema, o sucesso de “Disfarmer” reside no grande tema. Em “Farmer” Frisell toca um acústico acorde-melódico que relembra as gemas de Enio Morricone. “Focus” encontra o tema suportado pelo minimalismo de Philip Glass. “I Am Not a Farmer” é uma atuação da banda na mesma batida e “Small Town” é outra performance acústica.


Apenas quando você imagina que a coisa deve permanecer melancólica, o guitarrista adiciona efeitos para alegrar como na leitura livre de “That’s Alright, Mama”.


Fonte : JazzTimes / Evan Haga
Click para ouvi-lo

No comments: