Tuesday, July 07, 2009


O pianista de jazz e pioneiro do "jazz fusion" Josef Erich Zawinul ou Joe Zawinul, como ficou mais conhecido, nasceu no dia 7 de julho de 1932 em Viena na Áustria. Aos seis anos começou a tocar acordeão e em seguida a estudar piano clássico e composição no Conservatório de Viena.


O seu interesse em ser pianista de jazz veio através das influências de George Shearing e Erroll Garner. Zawinul realizou trabalhos com o saxofonista austríaco Hans Koller em 1952 e se apresentou com seu próprio trio na França e Alemanha. Ele emigrou para os Estados Unidos no início de 1958 depois de ganhar uma bolsa de estudos na Berklee. Depois de uma semana de aula ele partiu para se unir à banda de Maynard Ferguson por oito meses, onde Miles Davis obteve informações sobre seu trabalho.


Seguindo uma curta temporada com Slide Hampton, Zawinul se tornou o pianista de Dinah Washington de 1959 a 1961 e passou um mês com Harry "Sweets" Edison antes de Cannonball Adderley o escolher como pianista do seu quinteto. Zawinul permaneceu no quinteto durante nove anos, contribuindo com várias composições para o repertório do quinteto de Adderley. Entre elas estão "Mercy, Mercy, Mercy," "Walk Tall" e "Country Preacher". Durante esse tempo, Zawinul evoluiu muito como pianista de hardbop e de soul/jazz curtido no blues, e agora embarcava na onda do jazz/rock com seu piano elétrico.


Em 1970 ele terminou seu trabalho com Adderley e entrou dentro do cenário do jazz-rock gravando com Miles Davis o seminal "In a Silent Way".Em novembro de 1970 ele se uniu a Wayne Shorter e ao baixista tcheco Miroslav Vitous para formar o "Weather Report". Esse grupo, sem dúvida o mais importante do jazz-rock, deu a Zawinul uma crescente autoconfiança para ir mais adiante, incorporando ao seu som as diversas músicas oriundas da África e Oriente Médio. Ele deixou o piano elétrico gradualmente em prol de uma série de sintetizadores sofisticados que ele tocou a níveis ainda não pensados. Weather Report se tornou uma banda popular, atraindo platéias além do jazz e do rock progressivo, graças a uma composição sua, "Birdland".


Quando Zawinul e Shorter finalmente encerraram sua parceria em 1985, Zawinul prolongou a vida do Weather Report criando por pouco tempo o grupo Weather Update, que não deixou nenhuma gravação. A evolução desse grupo, foi o Zawinul Syndicate durante uma década se alimentou das novidades da world music.


Zawinul também mostrou interesse renovado em suas raízes européias, ora colaborando com o pianista clássico vienense Friedrich Gulda de 1987 a 1994, ora produzindo peças sinfônicas clássicas tendo como tema o Danúbio (1993). Depois do incêndio que destruiu sua casa em Malibu em 1994, Zawinul se mudou para New York, ficando mais perto da sua Europa.


Em 2002 ele lançou "Faces & Places", o primeiro álbum de estúdio depois de város anos. Apesar da influência de Zawinul no jazz tenha diminuido nos últimos anos devido à queda do interesse pelo jazz eletrônico, ele está sempre revigorando a sua música na busca por um espaço no mundo do jazz.


Joe Zawinul faleceu em novembro de 2007.
Clique para ve-lo em ação.
Fonte - CDJ

No comments: