Friday, July 24, 2009


A influência e a proeminência do pianista Fred Hersch no jazz moderno se expressa em intensidades proverbiais, atuando tanto como líder de uma banda ou como solista. Apresenta , neste CD "Fred Hersh plays Jobim", sua homenagem à obra de Antonio Carlos Jobim.


Como previsto, o enfoque de Hersch é exposto de forma profundamente personalizada. Ele faz a leitura nota por nota de variados ritmos e apresenta toques profundos entre extasiantes estruturas clássicas.As imaginativas interpretações do pianista produz generosos frutos através das nove faixas.Hersch funde uma clássica e austera fraseologia de "O Grande Amor", enquanto realça a linha melódica dentro de porções generosas de eloqüência e técnica pessoal.
Sua preferência por nuances e sutilezas é evidente, tudo envolto em um novo olhar sobre o distinto estilo composicional de Jobim. Hersch inicia "Insensatez" com um tranquilo andamento e a expõe durante a ponte entre um andamento pulsante e uma delicada apresentação do tema inicial. Além disto ele finaliza com uma sequência progressiva de silêncios e simples notas.

O percussionista Jamey Haddad aparece na bela e contagiante "Brigas Nunca Mais" e Hersch encerra o trabalho com "Corcovado", onde ele expressivamente mescla notas meditativas com temas conhecidos e brilhantes conjuntos de acordes estruturados.Gratificantemente, este não é apenas mais um “álbum-tributo”, mas a construção de um bloco da vasta assimilação de ideias e conceitos do pianista. Ele prospecta profundo, enquanto evita superficiais recursos complicados e cerebrais. Hersch é engenhoso o tempo todo, mas o resultado transcende a normalidade.


É uma audição prazeirosa, plena de pequenas e maravilhosas surpresas e desvios espertos que possibilitam a música soar nova e revigorada, consumada pelo toque magistral do artista.


Faixas: Por Toda Minha Vida; O Grande Amor; Luiza; Meditacão; Insensatez; Brigas Nunca Mais; Modinha/Olha Maria; Desafinado; Corcovado.Músicos: Fred Hersch: piano; Jamey Haddad: percussão.


Fonte: All About Jazz / Glenn Astarita
Click para ver Fred Hersh ao piano acompanhando a maravilhosa Luiciana Souza.
Leading jazz pianist Fred Hersch says he has been mesmerized by Brazilian jazz for many years. He visited Brazil three times and learned one tune from Stan Getz. Hersch is a fan of the closely-allied Brazilian folk idiom the chorino, and has composed some himself. He secured a large library of both published and unpublished works from the Jobim estate and selected these ten tunes for his solo piano improvisations. (On Brigas Nunca Mais he is joined by percussionist Jamey Haddad.)
Hersch’s treatments of the tunes are different than what you might hear from a Brazilian pianist, especially as part of an ensemble. His lean more to the contrapuntal, classically-inspired style but are not without plenty of rhythmic life even without the bass and drums. Jobim’s melodic constructions are just gorgeous, and they are full of unexpected harmonic possibilities that Hersch takes full advantage of in his improvisations. He seems to support in his singling out of this music my opinion that Brazil has the most exciting musical folk culture in the world.
TrackList: Por Toda Minha Vida, O Grande Amor, Luiza, Meditacao, Insensatez, Brigas Nunca Mais, Modinha/Olha Maria, Desafinado, Corcovado.

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