Desde seu primeiro sucesso,”That´s My Desire”, em 1947, Frankie Laine esteve consistentemente nas paradas de sucesso por duas décadas, frequentemente com toques “country”, como o tema cinematográfico que dá título ao CD.
Assim, à primeira vista, ele não parece uma boa inspiração para um projeto jazzístico liderado pelo saxofonista barítono Gary Smulyan com a colaboração do arranjador moderno Mark Masters. Os dois analisaram a obra de Laine para um programa de 10 canções, cinco das quais escritas só por ele , e utilizaram um noneto qualificado para realizar o álbum.Depois da abertura com “I´d Give My Life” com um toque suingado e moderno, o sucesso “High Noon” apresenta-se com o estilo de Gil Evans, com refração cubista em tempos que mudam e se estruturam em uma série de solos em um blueseiro mi bemol, notavelmente iniciada pelo clarinete baixo de Scott Robinson e finalizado pelo sax barítono do líder .
Há recomposições inspiradas sob um enfoque bop de Mark Masters nas faixas “When You´re In Love” e “That Lucky Old Sun”. As baladas são mais reconhecíveis melodicamente, mas não são arranjadas de forma menos imaginativa. "Torchin” tem solo de “french horn” e o sax barítono ,brevemente, soa como se estivesse fora da banda, e há solos simultâneos do barítono e sax alto. “Put Yourself In My Place, Baby” mistura em tempo dobrado a criação de Masters com a melodia original de Hoagy Carmichael e um coro de duplos metais adiciona picardia para a apresentação do barítono na balada “A Man Ain´t Supposed To Cry”.
Masters faz uso criativo de cada sessão dos metais e palhetas em pertinentes aparições na linha de frente ou na retaguarda, frequentemente enfatizando a variedade com pequenos e intercambiáveis solos.
Um dueto de sax barítono e piano para a música “We´ll be Together Again” de Laine é um perfeito e gracioso final.Faixas :Baby, Baby All The Time;I'd Give My Life;Put Yourself In My Place;Baby And We'll Be Together Again;Baby, Baby All The Time;When You're In Love;Put Yourself In My Place, Baby;A Man Ain't Suppose To Cry;That Lucky Old Sun; We'll Be Together Again
Musicos : Gary Smulyan (saxofone barítono); Scott Robinson (clarinete baixo, saxofones soprano e tenor); Dick Oatts (saxofone alto); Joe Magnarelli (trompete); John Clark (french horn); John Fedchock (trombone); Pete Malinverni (piano); Andy McKee (baixo); Steve Johns (bateria).
Fonte: JazzTimes / George Kanzler
Click para ouvir Gary como solista da banda de Woody Herman em "Take the A Train"
No comments:
Post a Comment