Saturday, July 25, 2009

OS AMIGOS DA CONFRARIA "BOLSA VINHO" - (ACBV)











Nesta última quinta-feira, nas agradabilissimas dependências do requintado Restaurante Stravaganza, em Manaus, os integrantes da Confraria Amigos da Bolsa Vinho,voltaram a se reunir com o unico propósito de reforçar os laços de amizade, regando o acontecimento com vinhos que recebem o titulo de "indescobriveis", pois a degustação, antes de cada prato, é toda realizada "as cegas".
Buscamos detectar os aromas e as uvas, que dão vida ao saboroso nectar, dos fermentados provenientes de rigiões vinicolas espalhadas pelo mundo. Infelizmente, por razão justificada, dois grandes conhecedores, os irmãos Edmar e Ernesto Costa não compareceram. De certa forma, a ausencia dos amigos, acabou por beneficiar os que estavam na reunião, que almejavam arrebatar o primeiro lugar do eno-podium, através dos conhecimentos e sentidos, aprimorados com afinco todos os meses. Os mimos foram ofertados por mim (livro sobre vinhos e dois cds - um da cantora Leny Andrade, grande estrela do Quarto Festival Amazonas Jazz e o outro de Astor Piazzola), que foram conquistados, respectivamente, por Pedro Stenio, Celio Cruz e Edson Costa.
No mês que vem a reunião será na Panificadora N.S. de Fátima e terá como anfitrião o confrade Joaquim Nogueira, especialista em vinhos portugueses. Joaquim agendou como "piece de resistance" uma sequência de cordeiro.
As fotos falam de nossa felicidade. Abaixo, especificação por confrade, dos vinhos degustados.

Edson Costa: 1: um 'Gewurztraminner' Reserve, 2006, 'La Joya', Vina Bisquirt, Chile;
Edson Costa: 2: um 'Viognier' 2007, 'Diga', Portugal;
Pedro Stênio: um 'Heida', du Valais, 2007, 'Maitre de Chais', Suíça;
Célio Cruz: um 'Alicante Bouchet + Aragonês + Tricadeira + Castelão', 2003, 'Borba', Alentejo, Portugal;
Hélio Uchoa: um 'Malbec', 2005, Afincado, Argentina;
Humberto Amorim: um "Syraz + Merlot + Tinta Roriz', 2005, 'Vinha da Costa' , Portugal.

No comments: