Thursday, July 16, 2009


A cantora popular carioca Elizeth Cardoso nasceu no 16 de julho de 1920 em São Francisco Xavier no Rio de Janeiro, perto do morro da Mangueira, filha de um seresteiro.


Considerada uma das principais intérpretes da música brasileira, é chamada de "A Divina". Começou a trabalhar aos 12 anos como balconista.

Depois se torna funcionária de uma fábrica de sabão e cabeleireira, até ser descoberta por Jacó do Bandolim, aos 15 anos, quando cantava numa festa de aniversário. Faz um teste na Rádio Guanabara e é contratada. Também atua em outras emissoras e como passista de uma companhia de teatro-revista, onde conhece Ari Valdez, com quem se casa.

Após o fim do casamento, passa a se exibir em circos e cabarés, muitas vezes em dupla com o comediante Grande Otelo. Trabalha como taxi-girl - moça que recebe por dança com clientes de boates - e crooner de várias orquestras.

Em 1947 lança o primeiro compacto, que é recolhido das lojas por apresentar defeitos técnicos. Grava pela segunda vez em 1949, alcançando êxito com as canções Canção de Amor e Complexo. Um de seus maiores sucessos é Barracão, de 1952.

Seu primeiro LP sai dois anos depois. Em 1958 faz Canção do Amor Demais, álbum que é considerado o marco inicial da bossa nova, com músicas de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes. Na década de 60 comanda o programa Bossaudade, na TV Record paulista.


Elizeth morreu no Rio de Janeiro em Maiode 1990.
Clique para ver Elizeth com Nelson Cavaquinho em 1973.

No comments: