Friday, July 31, 2009


O veterano guitarrista de jazz americano Kenny Burrell nasceu no 31 de julho de 1931, em Detroit, Michigan, e hoje com cinqüenta anos de carreira, atuou numa variedade de grupos e estilos, indo do solo à big band. Encorajado e patrocinado pelo seu irmão mais velho Billy, Kenny tocou na escola baixo e guitarra e se formou na Wayne State como bacharel de artes em teoria e composição musical.


Suas maiores influências são de Christian e Django no jazz, e de Muddy Waters e T-Bone Walker no blues. Ele gravou pela primeira vez quando participava de um combo de Dizzy Gillespie que incluía Coltrane, Milt Jackson e Percy Heath. Cedo na sua carreira ele teve a companhia de pesos pesados com Tommy Flanagan, Yusef Lateef e Elvin Jones até em 1955 substituir Herb Ellis no Oscar Peterson Trio.Pouco tempo depois, Burrell se mudou para New York onde rapidamente se estabeleceu como um dos guitarristas mais requisitados, improvisando ao lado de Coltrane, Billie Holiday, Thad Jones, Tony Bennett e James Brown.


Iniciou suas gravações na Blue Note em 1956, liderando um quarteto e desde então, esteve presente em mais de setenta álbuns como líder ou solista. Esteve presente como sideman nas bandas de Coltrane, Nat Cole, Coleman Hawkins, Dizzy, Getz, Goodman, Rollins, Gil Evans e Jimmy Smith. Kenny Burrell é também um renomado educador, dividindo o tempo entre tocar e gravar com o de diretor da Jazz Studies Department da UCLA.


O estilo de Burrell está amarrado entre o bebop e o r&b. Ele é considerado um dos melhores dentro da linha suave e que nunca perde esse senso de execução em qualquer situação, oferecendo ao ouvinte, uma inesgotável fonte de idéias musicais.

Fonte Clube do Jazz
Click para ve-lo swingando com monstro sagrado Jimmy Smith.

No comments: