Tuesday, March 17, 2009

Nat "King"Cole (1917 -USA) Antonio Maria (1921-Pernambuco)

Elis Regina (1945 -Rio Grande do Sul)


No dia de hoje em anos e locais diferentes chegavam a este mundo de Deus três genios da musica mundial - Nat "King" Cole, Antonio Maria e Elis Regina.
Para matar a saudade assista Nat cantando "Sweet Lorraine" com Oscar Peterson (p), Herb Ellis (g), Ray Brown (b) e Coleman Hawkins (sax) : http://www.youtube.com/watch?v=_ayQq5AQxF0
Nada melhor do que voltar a curtir Elis cantando de Tom Jobim a musica que ela imortalizou - "Aguas de Março". http://www.youtube.com/watch?v=xRqI5R6L7ow
De Antonio Maria, compositor do "Samba de Orfeu e "Manhã de Carnaval" alguns textos lucidos, interessantes e cheios de picardia.
Com vocês, Antônio Maria, brasileiro, cansado, 43 anos, cardisplicente — isto é: homem que desdenha do próprio coração. Profissão: Esperança.
01.A única vantagem de se viver na companhia de uma mulher é a mu-lher. Aponte outra.
02.É muito melhor estar mal acompanhado do que só. A única vantagem da solidão é poder entrar no banheiro e deixar a porta aberta.
03.Um homem nunca se conforma em separar-se sem ouvir bem direiti-nho, no mínimo quinhentas vezes que a mulher não gosta mais dele, por que e por causa de quem. Já a mulher pode não ter muita vergo-nha nos outros lugares, mas na cara tem. Não consente que o homem que a despreza lhe olhe a cara nem mais um minuto.
04.Gente que chama a própria mulher de minha senhora está sempre pensando que: 1º) Não acreditamos que eles sejam casados no civil e no religioso; 2º) No fundo, desconfiamos de que sua mulher lhe seja infiel.
05. Quem tem mulher bonita, que vá enviuvar em Belo Horizonte. Mas nunca deixar uma viúva em Ipanema ou no Leblon.
06.É perigoso ter muitas mulheres. Quem tem seis, por exemplo, tem cinco oportunidades de ser passado para trás.
07. Dificilmente a mulher engana o marido às seis da manhã. O homem só deve inquietar-se quando sua mulher começa ir à missa das três da tarde.
08. Enquanto outros despertam amor à primeira vista com a própria cara, eu tenho que ter três horas para falar até a mulher esquecer a minha cara.
09.Quando fiz quinze anos, ganhei um relógio de pulso e cinco mil réis. Olhei os ponteiros, vi que era hora de fazer uma besteira e entrei no botequim.
10.Menino só fica sabendo que é feio, no colégio, quando o padre escolhe os que vão ajudar à missa, os que vão sair de anjo, na procissão, e os que vão constituir a diretoria do Grêmio Mariano. Eu soube que não era bonito, em 1928, no Colégio Marista de Recife. Nunca fui es-colhido.
11. Só creio em dois estados de lucidez: o dos bêbados e o dos poetas.
12. O homem mau ri errado.14.Desconfiai dos feitos que são repetidamente comemorados com jan-tares e missas de ação de graças.
13.A preguiça se parece muito com a humildade.
14. Os bens chegarão ao acaso. O acaso é a verdadeira hora certa. A mulher virá para o amor. A poesia explicará o mistério. A música me desvendará durante algum tempo. Tudo que houver de ser legitima-mente meu virá entre as horas que perco, enquanto durmo.
15. O pior encontro casual da noite ainda é o do homem autobiográfico. Chega, senta e começa a crônica de si mesmo.
16. Não se pode ainda estimar a extensão do mal que causou à sociedade carioca a edição brasileira de "Le Petit Prince". Faz dez anos, ou mais, pode-se dizer, como se diz após as tragédias, que é impossível fazer-se uma avaliação dos males provocados.
17. Os homens tristes, geralmente, fazem graça.
18. Ninguém me ama, ninguém me quer. Ninguém me chama de Baudelai-re.
19. FLAGRANTE
Não há nada de maior mau-gosto que o flagrante de adultério. Imagi-ne a situação de um casal, em trajes menores, diante de um marido ultrajado, um policial, um escrivão e três testemunhas. Não! Os mari-dos, quando passados para trás ou para frente (há maridos que depois de enganados melhoram de vida), devem tomar outras providências. Além disso, é preciso que se respeite o adultério. É pecado, é ilegal, é tudo o que se queira mas existe desde os começos da humanidade. Marido enganado, quando já sabe que foi enganado, deve ficar quieti-nho, tocar a vida para frente, largar (se puder) a mulher) e não fazer o São Tomé, que sempre se deu mal na base do "ver para crer".
20. FALSIFICAÇÃO
Cada pessoa devia fazer o seu dinheiro. Quem tivesse mais jeito para desenho, levaria vantagem. Nada mais justo. Poderia fazer uma nota de cinco mil cruzeiros, muito parecida com as que estão circulando por aí, valendo tanto quanto. Que tempo gastaria eu para desenhar u-ma nota de cinco mil cruzeiros? Caprichando, umas nove ou dez ho-ras. Então, após trabalhar nove ou dez horas, qualquer homem tem direito a cinco mil cruzeiros. Em meu caso, não me conteria e acaba-ria desenhando Vinicius de Moraes no lugar de Tiradentes. Seria pre-so, como falsificador.

2 comments:

Sarah Lima said...

Caro Humberto...
mais tarde pretendo fazer uma lista com os cds que possam ser comprados em lojas do Brasil... de preferencia em manaus...
Sinatra, Tony Bennett, Nat king e outros... aqueles cds que estão na lista são para aqueles que querem ir um puoco mais afundo nesse mundo maravilhoso do jazz...
*da um trabalho danado pra fazer essas listas... mas vale a pena sem dúvida! ja estou começando a outra mais nova!
Tenho um amigo que curti Heavy metal e foi pro "Show" do Frank Sinatra Jr. Ele me disse que foi muito melhor do que um show de Rock, continuo falando de jazz pra ele quase sempre... ate que ele esta gostando... o que é quase um milagre para quem curte metal!

Bjs e jazz

Sarah Lima said...

E como diz um amigo meu:
Na oportunidade renovo a V.sa protestos de elevado consideração e apreço! XD