Saturday, March 28, 2009


IMPERDÍVEL: DISCO NOVO DO INCRIVEL PAUL POTTS


Paul Potts era exatamente o que os produtores do Programa da Televisão Inglesa “Got Talent” imaginavam encontrar quando lançaram o programa no Reino Unido depois de vários adiamentos: um camarada do povo, exercendo uma profissão comum, mas, com um talento extraordinário.
A idéia do criador do programa, Simon Cowell, depois de varias décadas à frente de programas de calouros focados em cantores, era de uma competição nacional pela televisão a ser decidida pelos votos dos telespectadores, para todo tipo de talento – cantores, dançarinos, mágicos,ventríloquos, ou pessoas com habilidades raras.
O programa é apresentado desde 2007 por Ant & Dec e são eles os responsáveis pela apresentação dos concorrentes e animação da pequena platéia de estúdio como também pela seleção de candidatos.
A lista de pretensos candidatos tem muitos cantores e também figuras bizarras como Doctor Gore ( um mágico de horror especializado em cortar gente ao meio), Kit Kat Dolls (drag queens) e crianças prodigios de diferente faixa etária como a garota Connie Talbot que causou grande impressão cantando como um rouxinol.
Paul Potts ao fim da audição depois de cantar “Nessum Dorma”, colocou por terra qualquer duvidas sobre ele e imediatamente tornou-se o favorito para ganhar o concurso que tinha como premio £100,000 libras em dinheiro.
Paul Potts nasceu em Bristol em Outubro de 1970, quarto filho de um motorista de ônibus e de uma atendente de supermercado. Ao concluir o ensino médio foi trabalhar no mesmo supermercado com sua mãe, abastecendo prateleiras. Na época em que se inscreveu no “Got Talent” ele trabalhava para Carphone Warehouse,vendendo telefones celulares.
Em 1999 apareceu pela primeira vez na televisão no concurso de calouros no show de Michael Barrymore “My Kind of Music”. Abocanhou o premio em dinheiro para o primeiro lugar que utilizou para ir na Itália participar de um curso de canto durante as férias de verão.
Neste período ele cantou na Bath Opera, uma companhia amadorística como personagem Don Basilio no “Casamento do Fígaro”, Don Ottavio em Don Giovanni, e The Herald em Turandot e também excursionou pela Itália e cantou com a Royal Philharmonic Orchestra.
Esse currículo gerou questionamentos aos produtores do programa “Got Talent” porem Paul alegou jamais ter recebido qualquer cachê pelas suas apresentações anteriores a sua participação no programa. Por todo o seu preparo artístico pagou do próprio bolso e o envolvimento com a excursão da companhia italiana fez parte do curso.
Antes, a auto-estima de Paul era muita baixa e piorou depois de um acidente de transito em que quebrou a clavícula levando-o a quase abandonar a carreira musical. Ao ganhar no show de calouros ele também teve a sua perspectiva de vida mudada, ficou mais seguro de si e em menos de um mês depois do resultado do programa, gravou seu primeiro disco (recomendo sem hesitar!) “One Chance”, e vendeu imediatamente 125.000 cópias na primeira semana

O que teria acontecido se ao invés de Paul Potts, o mágico Doctor Gore tivesse tirado o primeiro lugar no Got Talent? Já pensou?

Fonte - Sharon Mawer, All Music Guide – Tradução Humberto Amorim

No comments: