Monday, March 30, 2009


ERNESTINE ANDERSON, REINA NO MUNDO DO JAZZ E BLUES.
Não resta dúvida de que “American Idol”, uma competição vocal na TV, imensamente popular, e que está no oitavo ano, tem redefinido a idéia do público sobre o que constitui uma grande vocalização. Os antigos critérios da boa altura do som e tempo, entonação prazeirosa e sentimento honesto não são mais suficientes. Para que manter uma nota longa, quando você pode preencher com três oitavas cada compasso?
Frequentemente uma canção é reduzida a uma habilidade atlética do vocalista para embelezá-la.
O mundo do jazz tem estado relativamente imune a este vírus, mas o incremento tecnológico está possibilitando a cada aspirante a vocalista a gravar um CD. Basta preparar um material artístico, contratar um publicitário e pronto : você está no jogo.
Isto tem resultado em músicas pouco qualificadas, a maioria das quais apreciadas por pais , consortes e amigos do vocalista.
Mas neste clima ruidoso cabe relembrar que a verdadeira classe e suíngue é tudo. No seu novo cd “A Song for You” a veterana vocalista Ernestine Anderson, 80, é um exemplo. Acompanhada por um fino e discreto quarteto, ela prova que sua carreira de seis décadas não diminuiu sua rica e flexível voz, ou sua capacidade de colocar emoção verdadeira em cada canção.
Estas qualidades estão até mais aprofundadas. Anderson está acompanhada em suas explorações pelo legendário tenorista Houston Person, cujas intervenções são enfáticas, como se fossem praticamente uma verbalização.
Durante trinta anos de parceria com a também maravilhosa Etta Jones, Person aperfeiçoou a arte do diálogo voz e saxofone, consistentemente realçando a expressividade da vocalista.Sua atuação é incentivadora, espirituosa ou irônica, e seus solos permanecem incomparáveis para a expressividade e espírito da performance.
Anderson demonstra claramente suas intenções na alegre faixa de abertura "This Can't Be Love". Ela utiliza seu singular fraseado, entusiasmo e tempo para refrescar cada “standard” , incluindo a entusiástica "Make Someone Happy", a influenciada pelo R&B, "Lovely Way to Spend an Evening" e a celebratória "Day by Day".
Há quatro baladas no CD, que vai da surpreendentemente lenta e sexy "Candy", bem como a relativamente recente faixa título, onde Anderson faz as palavras soarem no tempo certo. Uma palavra sobre "Skylark" , esta beleza atemporal de Hoagy Carmichael: o igualmente grande Johnny Mercer disse que ele levou um ano completo para concluir a letra , e Anderson os homenageia com uma espécie de maravilhoso sussurro que cai muito bem.
Resumindo, o cd “A Song for You” deve ser uma audição obrigatória para todo vocalista, pois Anderson providencia uma rara e inestimável lição: como tocar os corações dos ouvintes sem ter que sobrecarregar seus ouvidos.
Repertório:
This Can't be Love;
A Song for You;
Make Someone Happy;
Skylark;
A Lovely Way To Spend an Evening;
Candy;
Day by Day;
For All We Know.
Músicos: Ernestine Anderson: vocal; Houston Person: saxofone tenor; Lafayette Harris, Jr.: piano; Chip Jackson: baixo; Willie Jones III: bateria.

No comments: