Thursday, March 26, 2009



FLIP PHILLIPS - INTÉRPRETE DAS GRANDES BALADAS "TORCH SONGS"



Joseph Edward Fillipelli, nasceu em 26 Março 1915, Brooklyn, New York City, New York, USA, faleceu 17 Agosto 2001, Fort Lauderdale, Florida, USA.
Flip Phillips começou tocando clarineta trabalhando para o trompetista Frankie Newton, antes de mudar para o saxofone tenor no final dos anos 20s. Depois de tocar com pequenas bandas na área de New York, Joe "Flip' Phillips integrou-se a então famosa Woody Herman's First Herd em 1944. Quando a banda de Herman desmembrou-se, Phillipps já havia construído nacionalmente e através de gravações, uma solida reputação para si.como um talentosos saxofonista tenor.

Passou então a compor o grupo de excursão do empresario-jazz-aficionado suiço Norman Granz intitulado Jazz At The Philharmonic, que contribuiu para ampliar ainda mais o seu perfil em nível internacional., principalmente através do solo soberbo de "Perdido" que permanece antológico.
Com o JATP ficou até o final dos anos 50s, em seguida viajou com a banda de Benny Goodman pela Europa e depois disso optou por levar a vida mais calma sendo contratado para pequenos trabalhos e também à noite, como integrante de uma pequena banda de jazz em um clube da Florida.
Continuou nesta rotina por 15 anos quando finalmente em 1975 voltou para New York onde voltou a atuar como instrumentista de jazz com todo vigor que o talento excepcional lhe garantia.
No final dos anos 90 tocava nos cruzeiros marítimos pelo Caribe e em festivais para os quais sempre era convidado a participar como atração principal. As gravações excepcionais feitas das performances nestes eventos, permanecem como destaque de sua brilhante carreira.
Phillips gravou com freqüência com nomes representativos do movimento neo-swing do jazz como Scott Hamilton, Howard Alden e Joe Lovano.
Magnífico saxofonista tenor de belas baladas, executava as canções do estilo “torch” com inequívoca habilidade. Perto do final de sua vida, em completo domínio de seu repertório, desenvolveu mais ainda este jeito dolente de tocar, definindo para sempre a sua marca de intérprete incomparável de grandes canções.

No comments: