Saturday, March 21, 2009







OCTOJAZZARIAN PROFILE: PIANISTA DE JAZZ E PERSONALIDADE DO RADIALISMO MARIAN McPARTLAND.



Frequentemente, nestes cem anos de jazz, muitos artistas famosos tem chegado com vigor além da oitava década de vida. Em Inglês, estes maravilhosos personagens, lendas vivas e pioneiros que participaram da evolução e ajudaram no desenvolvimento e consolidação da mais pura forma de arte norte-americana são chamados de OctoJAZZarians (OctoJAZZários).


“I hate all those words that end in -arian.” "Eu odeio todas as palavras que terminam em -ário."

Disse Marian a um grupo de amigos que se reuniram ontem no Jazz at Lincoln Center's Dizzy's Club Coca Cola em NYC para celebrar o seu aniversário de 90 anos de vida.


Grandes nomes da musica festejaram Lady Marian cantando e tocando as canções que ela compos e, ainda, a canção título do seu mais recente album "Twilight World" (Concord) que conta com a participação especial de uma maravilhosa menina de Kansas City chamada Karin Allyson.

Quando se analisa a longa e profícua carreira de Marian fica claro que a sua persistencia e o incontestável leque de grande conquistas, não possui em toda historia do genero jazz, nenhum outro exemplo similar.

Pianista e compositora de grande talento com memória enciclopedica, portadora de uma percepção excepcional de harmonia, McPartland vem atuando profissionalmente ha mais de 65 anos, encantando audiencias com suas habilidades artisticas em clubes e apresentações pelo mundo, e pelo legado com centenas de gravações, algumas histórias através do radio com dezenas de monstros sagrados do jazz.

É é justamente através do radio que milhões de ouvintes se deliciam até hoje com as transmissões do "Marian McPartland’s Piano Jazz," popularissimo programa vencedor do Peabody Award-National Public Radio que está no ar ha mais de 25 anos.

Marian também tornou-se a mentora de inumeros musicos jovens, ajudando-os na conquista de bolsas de estudos para aprimoramento da educação musical jazzistica e é a mais atuante embaixadora do jazz, que o mundo já conheceu.
O fato dela ser uma pessoa que nasceu um pequeno vilarejo na Inglaterra perto do Castelo de Windsor tornando-se uma das mais importantes proponentes do Grande Idioma Musical Americano é, na verdade, não tão ironico quanto possa parecer. After all, quando o pianista e band leader Duke Ellington excursiomou pela Grã Bretanha e tantos outros países europeus com sua orquestra em 1933, " le jazz hot" já vinha contaminando ha muito tempo as massas eufóricas do Velho Mundo, tendo Marian Turner, então com 15 anos, entre os aficionados da epoca. Prodigio musical, desde a tenra idade, estudou musica classica,violino e sem explicação apaixonou-se pelo jazz tomando para si os exemplos de Duke, Teddy Wilson, Mary Lou Williams, Lil Hardin e Hazel Scott.

O divisor de águas da carreira de Marian foi o momento em que conheceu Jimmy McPartland enquanto participava dos shows de entretenimento das tropas britanicas e americanas em 1944 na Bélgica . Jimmy era um famoso trompetista em Chicago, onze anos mais velho que ela. Os dois se apaixonaram e se casaram em uma base militar na Alemanha. De volta à Windy City o casal começou a trabalhar junto até se mudarem para New York em 1949. Conheceram Louis Armstrong no primeiro dia em que chegaram em Manhattan e pouco tempo depois já faziam parte do universo jazzistico da ilha.

Jimmy e Marian se divorciam em 1970, mas até hoje ela declara que o méritor ela ter se firmado profissionalmente nos Estados Unidos é todo de seu falecido ex-marido.

De 1952 a 1960 Marian McPartland liderou um trio no Hickory House, um restaurante situado na Rua W54th bem perto da W52nd - The Street - onde se situavam os mais famosos clubes de jazz da era jazz da cidade, frequentados contumazmente por Billie Holiday,Frank Sinatra,Charlie Parker,Dizzy e tantos outros. Foi no Hickory que Marian estabeleceu a sua estatura musical atraindo para si grande numero de apreciadores de sua arte.

Começaram a aparecer para ouvi-la o Duke Ellington em pessoa, Billy Strayhorn, Steve Allen, Oscar Peterson, Artie Shaw e algumas celebridades da Broadway e de Hollywood, e musicos como Bucky Pizzarelli e Paul Bley que sempre esperavam pela oportunidade de "da uma canja".

No Trio de Marian participaram alguns bons baterias e baixistas, mas de todos, os que consesguiram se destacar foram Bill Crow e Joe Morello, no periodo de 1954 -1956. Felizmente para os fãs, algumas destas inesqueciveis performaces no Hickory House foram registradas pela Savoy Jazz. Imperdivel degusta-las.
Com o crescimento de sua reputação, foi convidada com seu trio para participara da famosa foto "Great Day in Harlem" pela revista Esquire em 1958 onde aparecem dezenas de grandes do jazz e ela, altiva, ao lado de Mary Lou Williams.

O melhor forum para a advocacia da arte do improviso que ela domina tão bem, continua sendo o programa radiofonico semanal "Marian McPartland’s Piano Jazz," pela National Public Radio, o mais longo programa cultural no ar nos Estados Unidos.

Criado e desenvolvido pelo projeto do South Carolina Educational Radio, "Piano Jazz" hoje atinge 45 estados americanos e 24 paises estrangeiros. "O show de radio da Marian fez mais pela promoção do jazz do que as pessoas possam imaginar" disse recentemente o alto saxofonista Phil Woods.
McPartland gravou 60 albums pela Concord Records, inclusive a serie "Piano Jazz" e a sua permanencia de 25 anos com a mesma gravadora é também outro marco relevante na carreira da artista.

o ano de 2004 foi de gloria para Marian McPartland. Ela ganhou seu primeiro Grammy, foi reconhecida pelo Trustees Lifetime Achievement Award em razão do seu trabalho como educadora, escritora e locutora. Tambem celebrou os 25 anos do Programa Piano Jazz com gravação ao vivo diante de uma audiencia no Kennedy Center, Washington DC no dia 4 de Junho com o convidado especial Peter Cincotti, e foi considerada o destaque maior do aniversario de 50 anos do Newport Jazz Festival em agosto. Ao lado dos colegas pianistas Dave Brubeck e Dr. Billy Taylor recebeu da Berklee School of Music o tutitulo de "Honoris Causa" em 2005 .
A Concord Records documentou a celebração do aniversário de 85 anos de Marian no famoso clube de jazz " Birdland" e a mesma está disponivel no cd duplo " Marian McPartland & Friends: 85 Candles - Live From New York"editado em March 15, 2005.



Marian McPartland parabéns, feliz aniversário e OBRIGADO POR TUDO.

No comments: