Tuesday, March 31, 2009



TROMPETISTA WYNTON MARSALIS LANÇA NOVO DISCO


Filho ilustre de New Orleans o trompetista Wynton Marsalis, lançou pela Blue Note o quinto cd “He and She”, no ultimo 24 de Março.

O álbum mistura palavras e música e é temperado com flashes de humor e muito suíngue, naturalidade e elegância e um pouco de sabedoria nas músicas. Este trabalho fala sobre o eterno atrativo e o mais elementar dos assuntos : o relacionamento entre homem e mulher.

O artista não cria meramente uma estória de amor, mas uma estória de vida, uma reflexão agridoce sobre o passar da vida, bem como a simulação do romance. O tempo está muito presente no cerne das gravações: a rápida passagem do tempo no curso de uma vida , a alteração do ânimo ao longo da duração de uma canção.

No disco tudo começa pelas palavras, não com música, embora seja a musica a explicita-las. Marsalis ouviu “Jazz in ¾ Time” de Max Roach assim como peças de Duke Ellington, tais como “Lady Mac” do cd“Such Sweet Thunder”, trabalho que explorou o tempo da valsa em um contexto jazzístico. O disco antológico do baterista Max Roach apresenta “Valse Hot” escrita pelo saxofonista Sonny Rollins, uma valsa-jazz que ele começou a tocar quando era muito jovem. A música serviu como norte e ele começou então a contemplar a cadência do arrastar dos pés, que é a combinação do sentimento da valsa com o sentimento das marchas, e pensou como seria bom fazer um disco com valsas.

Marsalis escreveu duas canções, sendo uma para o balé de Twyla Tharp, inspirada em uma pintura do pintor Matisse , A Dança e, inspirou-se nas valsas, da mesma forma como , ainda hoje , os jovens dançam valsa em Viena , já que uma estação de valsa faz parte do calendário social deles, inserindo o ritual do galanteio.

A valsa é uma dança de galanteio e já foi considerada perigosa. Agora, claro, é aceita pela sociedade.Então o musico pensou sobre o homem e a mulher , sobre os relacionamentos.

Em “He and She”, a voz de Marsalis torna-se proeminente, prefaciando cada faixa com suas palavras, é o homem quem fala, mas a pessoa que passa a verdade universal do assunto é a mulher.



Fonte: JazzTimes / Jeff Tamarkin

Tradução - Humberto Amorim

No comments: