Monday, March 30, 2009



"TEACH ME TONIGHT"- TRIVIA

Dois acontecimentos me chamaram a atenção para a clássica canção do Great American Songbook "Teach me Tonight " nos ultimos dias. O primeiro foi a inclusão desta na compilação do cd "Seduction - Sinatra Sings of Love" lançado em janeiro ultimo com grande estardalhaço e o segundo foi o destaque nas manchetes de vários sites se referindo à cantora Liza Minnelli pela leitura magistral dessa belissima canção para as platéias de sua recente tourné pelo eixo Rio -São Paulo.

Resolvi pesquisa-la e o resultado de minha garimpagem musical foi a seguinte:

A canção "Teach me Tonight" foi composta em 1953 por Gene De Paul (letra) e Sammy Cahn (musica). Foi gravada pela primeira vez pelas De Castro Sisters com a orquestera de Skip Martin e lançada no mercado pela selo Abbott em 1954.

No inicio da década de 50 a Abbott Record Company ia muito bem obrigado como selo especializado em musicas do estilo country- western sempre em alerta para novos talentos.

Resolveram mudar de ares e contrataram então as "The De Castro Sisters", três irmãs Cubanas que cantavam muito bem. Elas desenvolviam a mesma linha de canto harmonico das Andrews Sisters, adicionando,logicamente, um pouco do molho e balanço caribenho e, justamente nesta mesma época, estavam na crista da onda depois de apresentações ao vivo bem sucedidas em Las Vegas e Los Angeles.

Durante uma apresentação do grupo em um clube noturno de Hollywood, o dono da Abbott Records que estava na plateia, gostou e resolveu investir no talento das belas latinas. O primeiro disco foi gravado em Outubro de 1954 e trazia no lado Lado "A" a musica "I'ts Love" que deveria ser promovida com força total. No lado "B", lá estava escondidinha, "Teach me Tonight".

A principio, "It's love" correspondeu aos planos da gravadora até que o famoso locutor de radio Bill Randle de Cleveland, Ohio, resolveu apresentar a canção do lado "B", que ninguém tocava e, da noite para o dia "Teach Me Tonight" tornou-se sucesso absoluto (o dsicófilo e enófilo Edson Costa passou e registrou em cd para os membros do CDF's* a versão brasileira deste filme), permanecendo no segundo lugar do billboard por 20 semanas.

"Teach Me Tonight" foi o maior hit das De Castro Sisters e da gravadora com mais de 5 milhões de cópias vendidadas. Logo depois da estreia no radio, imediatamente, quatro gravações cover (por americanos) foram introduzidas no mercado, destacando-se o registro da maravilhosa Dinah Washington (com a palavra o discófilo Salomito Benchimol!!!).

A canção ja foi gravada em vários estilos, do easy listening ao chá-chá-chá e, quase sempre, os cantores costumam modificar a letra original. Mas, a modificação mais drástica foi feita para Frank Sinatra pelo proprio Sammy Kahn para inclusão de "Teach me Tonight" no cd "L.A. is my Lady" de 1984. Kahn adicionou à canção original, quatro versos inteiros que se referem aos casos amorosos do famoso cantor.

Na sequencia, os versos adicionais para Sinatra:

i've played loves scenes in a flick or two

and i've also met a chick or two

but i still can learn a trick or two

hey teach me tonight

I who thought I knew the score of it

Kind of think I should know more of it

off the wall, the bed, the floor of it

hey, teach me tonight

the midnight hours come slowly creeping

when there's no one there but you

there must be more to life than sleeping

single in a bed for two

what i need most is post graduate

what i feel is hard to articulate

if you want me to matriculate

you'd better teach me tonight

what do you get for lessons?

teach me... come on and teach me

teach me tonight.

Cantores que gravaram TMT até agora:

Ann-Margaret,Paul Anka,Count Basie, Janet Brace, Ray Brown,Natalie Cole,Sammy Davies Jr.,Blossom Dearie,Neil Diomond,Ella Fitzgerald,The Four Freshmen,Red Garland, Errol Garner,Marvin Gaye,Helen Grayco,Buddy Greco,Ann Hampton Calloway,Etta James,Al Jarreau,Chaka Kahn,Nat King Cole,Diana Krall,Patti La Belle,Cleo Lane,Brenda Lee,Peggy Lee,Mike Love,George Maharis,Kevin Mahogany,Barry Manylow,Jimmy McGriff,Marian McPartland,The McGuire Sisters,Liza Minnelli, Ann Murray,Freda Peyne,Oscar Peterson,Tito Puente,Diane Schurr,George Shearing,Jo Stafford,Phoebe Snow,Toni Tennille,Sara Vaughn,Eddie Vinson, Dinah Washington, Ben Webster, Mary Wells, Joe Williams, Steve Wonder, Amy Winehouse e.....Frank Sinatra.

Acompanhe Amy Winehouse antes de se tornar uma estrela cantando "Teach Me Tonight".

http://www.youtube.com/watch?v=xMyQfHWEOh0

No comments: