Saturday, March 28, 2009



DIANA KRALL PRESTA TRIBUTO À MUSICA BRASILEIRA.


Diana Krall acaba de lançar o seu décimo segundo cd "Quiet Nights" usando a mesma formula ao ler com jeito intimista baladas do jazz e bossa-nova que lhe garantiu recorde de venda e abocanhar o Premio Grammy pelo CD "The Look of Love"

Neste trabalho com seu quarteto e orquestra ela evidencia a sua linha canto sensual e as habilidades indiscutíveis ao piano quando canta "Boy from Ipanema" e "Walk on By"

Inicialmente o cd "Quiet Nights" está disponivel apenas em edição especial onde estão incluidas duas bonus tracks, a maravilhosa "How Can You Mend a Broken Heart" dos Bee Gees e a classica "Every Time We Say Goodbye". Também está diponivel no formato bolachão "Long Playing "ou como preferem os mais modernos, vinil.

Agora para dar o laço final devo acrescentar que o ponto alto deste trabalho, na minha opinião, é sem sombra de duvidas a leitura que Diana Krall faz em português da canção de Tom Jobim "Esse Seu Olhar" que foi gravada originalmente por Dick Farney em 1959.

Para ativar o nosso orgulho brazuca mais ainda, é bom lembrar que Antonio Carlos Jobim foi o compositor brasileiro mais famoso dentro e fora do Brasil, na última metade do século XX. Suas músicas mais famosas foram "Se todos fossem iguais a você", "Eu sei que vou te amar", "Chega de saudade", "Garota de Ipanema" (uma das músicas mais gravadas em todo o mundo e que fazem parte do repertorio de "Quiet Nights"), "Eu sei que vou te amar", "A felicidade", "Insensatez", "Canção de amor e paz", "Ela é carioca", "Eu não existo sem você" juntamente com Vinícius de Moraes e muitas outras.

Participou ativamente das músicas de transição entre a fase de "dor de cotovelo" e a bossa nova, cujo marco inicial considera-se "Chega de saudade", gravada por Elizeth Cardoso no LP "Canção do amor demais" com João Gilberto tocando violão com sua batida diferente e característica da bossa nova.

O cantor e pianista Dick Farney, nome artístico de Farnésio Dutra e Silva, nasceu em 14/11/1921 no Rio de Janeiro.
Era irmão do artista de cinema Cy Farney. Sua estréia deu-se em 1937 no programa Hora Juvenil, na Rádio Cruzeiro do Sul, do Rio de Janeiro interpretando músicas americanas. Foi levado por César Ladeira, então já famoso radialista, à Rádio Mayrink Veiga, onde passou a apresentar o programa "Dick Farney, sua Voz e seu Piano".
Teve muito sucesso já nos anos 40 fazendo inúmeras apresentações em boates, cassinos e principalmente no Copacabana Palece, o local mais famoso da época para os artistas se apresentarem; neste hotel foi visto pelo famoso pianista americano Eddie Duchin que impressionado com sua voz e seu desempenho no piano convidou-o a se apresentar nos Estados Unidos, onde chegou a fazer shows com Nat King Cole, Bill Evans e David Brubeck. No Brasil seus maiores sucessos foram "Marina" de Dorival Caymmi, "Copacabana" de João de Barro e Alberto Ribeiro, "Barqueiro do São Francisco" de Alcyr Pires Vermelho e Alberto Ribeiro, "Teresa da praia" de Tom Jobim e Billy Blanco, "Este seu olhar" de Tom Jobim e muitas outras.
Foi um cantor de extremo bom gosto, afinadíssimo e muito respeitado por seu público e pela crítica. Faleceu em 4/8/1987.

Taí a letra de "Este Seu Olhar" para não termos desculpas de cantar com Diana Krall.

Este seu olhar

(Tom Jobim)

Este seu olhar quando encontra o meu
Fala de umas coisas
Que eu não posso acreditar
Doce é sonhar, é pensar que você
Gosta de mim como eu de você

Mas a ilusão quando se desfaz
Dói no coração de quem sonhou
Sonhou demais,
ah! se eu pudesse entender
O que dizem os seus olhos

Este seu olhar quando encontra o meu
Fala de umas coisas
Que eu não posso acreditar
Doce é sonhar, é pensar que você
Gosta de mim como eu de você

Mas a ilusão quando se desfaz
Dói no coração de quem sonhou
Sonhou demais,
ah! se eu pudesse entender
O que dizem os seus olhos
.

1 comment:

Luciana said...

Olá, Pessoal!

O programa Momentos de Jazz irá fazer 14 anos no início de Abril deste ano. Como o jazzófilo H.Amorim irá tocar 1 hora de Billie Holiday - a Lady Day - então gostaria de sugerir um jogo de pergunta e resposta (trívia) durante o programa sobre esta artista. Por exemplo, uma pergunta interessante seria: Qual o nome do primeiro filme que Billie estreou ?
A) The Soundies
B) Bird
C) Symphony in Black

Ou ainda: Qual era o animal de estimação de Billie:
A)Pequinês
B)Siamês
C)Chihuahua

Billie Holiday pode ser definida como: "A woman who sang blues about love, love and strength like no other songstress of her era or any other" - Leslie Gourse.

Parabéns, antecipadamente, pelo programa H.Amorim.

Abraços a todos!

att.:Luciana

ps.: As respostas das questões acima são, respectivamente, C) e C).