Monday, November 23, 2009

RUTH ETTING, LOVE ME OR LEAVE ME


A cantora americana Ruth Etting nasceu no 23 de Novembro de 1896 em David City, Nebraska e fez muito sucesso nos anos de 30. Gravou mais de sessenta discos. Seus maiores sucessos foram "Shine On Harvest Moon", "Ten Cents a Dance" e "Love Me or Leave Me" e as gravações mais populares incluem: "Button Up Your Overcoat", "Mean to Me", "Exactly like you" e "Shaking the Blues Away".


Deixou seu lar aos dezessete anos de idade para entrar numa escola de artes em Chicago,Illinois. Conseguiu um trabalho de desenhar figurinos para os empregados da boate Marigold Gardens, cantores e dançarinos.


Ela se tornou a vocalista da boate e depois se casou com o gângster Martin "Moe the Gimp" Snyder em 12 de julho de 1922. Snyder empresariou sua carreira, conseguindo apresentações no rádio e um contrato de exclusividade com a Gravadora Colúmbia (Columbia Records).


Ruth estreiou na Broadway com o espetáculo Ziegfeld Follies of 1927, e participaria de vários outros shows em uma rápida escalada. Dentre esses espetáculos figuram Simple Simon e Whopee!. Em Hollywood ela participou de uma longa série de filmes curtos entre 1929 e 1936, além de três longa-metragens, em 1933 e 1934. Em 1936 ela se apresentou em Londres no Transatlantic Rhythm de Ray Henderson.



Ruth Etting se divorciou de Moe Snyder em 30 de novembro de 1937. Ela se apaixonara pelo pianista Myrl Alderman que em 1938 levou um tiro e ficou ferido em uma discussão com o ex-marido dela. Snyder foi condenado por tentativa de homicídio mas apelou e saiu da cadeia depois de um ano. Etting se casou com Alderman em dezembro de 1938. O escândalo e o julgamento sensacionalista em Los Angeles puseram um fim a carreira dela, embora conseguisse ainda apresentar por um curto período um programa de rádio em 1947. Alderman morreu em 15 de novembro de 1966.



Ruth Etting morreu em Colorado Springs, Colorado em 1978, aos 81 anos de idade.
Sua vida foi a base para o filme de 1955, Love Me or Leave Me, com Doris Day e James Cagney.


Broadway
The Ziegfeld Follies of 1927 – Ela apresentou a canção de Irving Berlin, "Shaking The Blues Away"


Whoopee! – 1928 - ela apresentou a canção "Love Me or Leave Me"
The Nine-Fifteen Revue - 1929, em que ela apresentou a canção "Get Happy"
Simple Simon – 1930, em que ela apresentou a canção "Ten Cents a Dance"
The Ziegfeld Follies of 1931 .

Lindo! Lindo! Ruth Etting canta "Love me or Leave Me"

http://www.youtube.com/watch?v=Y59qgqPd1jU

Fonte - Wikipédia.

No comments: