Sunday, November 29, 2009

BILLY STRAYHORN, TAKE THE "A" TRAIN.


O compositor, arranjador, pianista e músico profissional William Thomas "Billy" Strayhorn nasceu em Dayton, Ohio no 29 de Novembro de 1915.



Strayhorn iniciou sua carreira no Pittsburgh Music Institute e foi na cidade de Pittsgurg que ele conheceu Duke Ellington após um concerto, em 1938 depois de uma breve e informal demonstração de seu talento, Strayhorn foi convidado por Ellington para trabalhar com ele em Nova Iorque, o que resultou em uma parceria musical bastante íntima e que durou mais de vinte e cinco anos, terminando somente com a morte prematura de Strayhorn, que foi vítima de cancêr.



Uma das composições mais notavelmente associadas a Strayhorn é Lush Life, escrita por ele entre 1933 e 1938. Outra peça de Strayhorn é "Take the A Train", classificada como um Jazz Standard, e que freqüentemente era tocada no início dos shows de Ellington e bem como de Ella Fitzgerald.



Strayhorn tocou a sua última peça, Blue Cloud, para seu parceiro Duke Ellington no hospital, antes de falecer. Meses depois Ellington, tendo alterado o título para Blood Count, incorporou esta última peça produzida pelo seu amigo, como um tributo a ele, em seu album "And His Mother Called Him Bill."



Strayhorn sempre foi mantido a sombra de Ellington, apesar de seu próprio talento excepcional. Algumas das biografias sobre Strayhorn sugerem que isso tenha sido assim por ele ter vivido uma vida abertamente homosexual numa era em que a homofobia era mais a regra do que uma exceção.


Billy Strayhorn, faleceu em Nova York em Maio de 1967.

Billy plays.

http://www.youtube.com/watch?v=d-O6wC6svs8

Fonte - Wikipédia. (http://www.billystrayhorn.com/)

No comments: