Saturday, November 21, 2009

COLEMAN HAWKINS, O MONSTRO SAGRADO DO SAXOFONE

O jazz master e saxofonista Coleman Hawkins (na foto com Ms. Lady Day), nasceu no 21 de novembro de 1904, em St. Joseph , Missouri, e começou sua viagem pelo jazz na adolescencia, saindo do sul de Kansas City para tocar em Chicago, em visitas de fim de semana.


Até que Lester Young entrasse em cena, havia apenas um grande nome no sax-tenor: Coleman Hawkins. O homem apelidado de "Bean" tinha um som grande, áspero, forte que era muito diferente do som mais cool de Young.


Em 1939, Hawkins fez para a melodia "Body and Soul" uma versão que se tornou um clássico do jazz. Muitos sustentam que aquele Hawkins serviu de inspiração pela revolução de bop, fornecendo material para os improvisos dos combos da 52nd Street no início dos anos 40s.


Ele se tornou integrante da “Mamie Smiths Jazz Hounds” em 1921, se uniu a Fletcher Henderson em 1924, passando uma década nessa banda que também teve Louis Armstrong. Firmou sua fama de solista de primeira linha em 1925 com a melodia "Stampede".


Apreciava vestir roupas caras e dirigir carros rápidos e em 1934 Hawkins partiu para uma estadia de cinco anos na Europa. Retornou aos Estados Unidos em 1939, e com "Body and Soul" Hawkins restabeleceu a sua supremacia no sax-tenor do jazz. Sua ligação com a era de bop foi em 1943 quando o seu sexteto incluiu o trompetista Benny Harris e o pianista Thelonious Monk.



Durante os anos seguintes, ele também empregou outras futuras estrelas do bop, como os trompetistas Dizzy Gillespie, Miles Davis e Fats Navarro e o baterista Max Roach.


Embora não sendo mais o top de linha nos cinqüenta, Hawkins continuou se testando, e em meados de 1963 gravou com o grupo vanguardista de Sonny Rollins para RCA. Ele também trabalhou com Duke Ellington e no Jazz At The Philharmonic nos anos 60.


O monstro sagrado do saxofone Coleman Hawkins, faleceu em 19 de maio de 1969 na cidade de New York.


Coleman Hawkins sola "Body and Soul"
Fonte -CDJ

No comments: