Tuesday, November 17, 2009

DAVE BRUBECK NO "THE BLUE NOTE"


Há cinquenta anos Dave Brubeck lançou o disco “Time Out” pela Columbia Records. Agora ele celebrará este marco com três performances no “The Blue Note” em Nova York de 27 a 30 de Novembro.


Atuando com Brubeck estarão seus antigos companheiros Bobby Militello no saxofone,clarinete e flauta; Michael Moore no baixo e Randy Jones na bateria.Brubeck tinha obtido algum sucesso comercial com o álbum “Jazz at Oberlin”, mas a reação do público com “Time Out” foi além das expectativas dos músicos e do selo. “Time Out” foi gravado em 1959 com, talvez, o seu mais famoso grupo composto por Paul Desmond no sax, Eugene Wright no baixo e Joe Morello na bateria.


Quase imediatamente após o lançamento o álbum veio a ser um sucesso, coisa rara para uma gravação de jazz. O sucesso foi impulsionado por duas músicas: “Take Five” de Desmond, que é bem intricada, e veio a ser uma das composições mais tocadas no repertório jazzístico e “Blue Rondo ala Turk” de Brubeck, baseada, em parte, em uma melodia folclórica turca , e veio a ser um “standard”. Estas canções apareceram nas máquinas que tinham músicas gravadas acionadas por moedas, instaladas em bares, ao longo dos Estados Unidos.



No dias atuais, “Take Five” é, praticamente, a única canção do estilo “straight-ahead jazz”, que é executada nas estações de rádio “ Smooth Jazz”. A banda, realmente, encerrou suas atividades em 1967. O grupo excursionou pelo mundo, e Brubeck veio a ser conhecido como embaixador do jazz. Não importava onde ele se apresentava , se em um campus universitário ou em uma embaixada no Oriente Médio, as platéias pediam para ouvir “Time Out”.



Em reconhecimento à passagem de meio século deste lançamento, a “Sony/Legacy” divulgará uma edição especial com três discos de “Time Out” com a sua edição original completa, que foi remasterizada pela primeira vez em 1997, um CD de oito performances ao vivo, nunca lançadas, gravadas no “Newport Jazz Festival” nos anos de 1961,1963 e 1964, e um DVD com um documentário de 30 minutos sobre a gravação de “Time Out”, com uma entrevista exclusiva de Brubeck, várias performances antigas e muito mais.



Uma semana depois, em 06 de Dezembro, em seu 89º aniversário, Brubeck será homenageado no “Kennedy Center” como parte da sua prestigiosa Noite de Gala.


Dave Brubeck toca "Take Five"




Fonte: JazzTimes / Lee Mergner

No comments: